Esporte

Notícia publicada quarta-feira 19 setembro 2012

Palmeira recebe fase regional dos Jogos Escolares Bom de Bola em outubro

Gostou, compartilhe

Começaram na sexta-feira (14) as disputas dos Jogos Escolares Bom de Bola, novo nome do projeto Piá Bom de Bola, que é retomado depois de 10 anos de interrupção. Em março, as secretarias estaduais do Esporte e da Educação assinaram parceria com a empresa Parati, o que tornou possível a reativação do projeto.

De 12 a 14 de outubro é a vez de Palmeira receber a segunda etapa da competição, juntamente com Marilândia do Sul, Vera Cruz D’Oeste, Cianorte, Bandeirantes, Santo Antônio do Sudoeste, São João, Novas Tebas, Telêmaco Borba, União da Vitória, Douradina e Lapa.

A primeira etapa da fase regional de sexta-feira (14) a domingo (16), com a participação dos campeões municipais masculinos e femininos nas divisões A (15 a 17 anos) e divisão B (12 a 14 anos). As sedes foram em Brasilândia do Sul, Colombo, Farol, São Jorge D’Oeste, Reserva do Iguaçu, Jardim Alegre, Lunardelli, Ibaiti, Sertanópolis e São Tomé.

A terceira etapa está programada para o período de 19 a 21 de outubro, em Mariluz, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Quedas do Iguaçu, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Morretes e Jaguariaíva.

Com esse novo formato, a modalidade futebol foi retirada dos Jogos Escolares e ganhou torneio próprio, no segundo semestre. O atleta que disputa os jogos no primeiro semestre também pode competir no Bom de Bola. No ano passado, somente a modalidade do futebol reuniu 427 equipes de 224 municípios na fase regional nos 32 núcleos de educação, envolvendo 7.584 atletas.
“Com a saída do futebol do mesmo período das demais modalidades, diminuímos o número de participantes e melhoramos a estrutura da competição. A comunidade escolar pode se organizar melhor e o atleta está livre para disputar duas modalidades”, explica Marcia Tomadon, coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná.
O governo do Estado continuará responsável pelo pagamento de arbitragem, alimentação e custos operacionais. O coordenador do Projeto Piá Bom de Bola da Parati, Jair Libardoni, contou, na assinatura do convênio, que o projeto existe em Santa Catarina e Rio Grande do Sul há 20 anos: “Voltamos a ser parceiros do governo do Paraná e teremos no Estado o maior projeto. Pretendemos crescer ano a ano”.
A regional de Foz do Iguaçu ainda não definiu local da competição e nem a data da realização dos jogos. Em Curitiba, a fase municipal será realizada em caráter regional e a data da competição será definida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). A fase macrorregional acontecerá de 23 a 25 de novembro em oito municípios que ainda serão definidos e a fase final, de 7 a 11 de dezembro, com sede também a definir.