Esporte

Notícia publicada sexta-feira 12 dezembro 2014

Piloto de Palmeira é campeão Sul Brasileiro de Jeep Cross

Gostou, compartilhe

O piloto Renato Simon Bouwman, que mora e trabalha como agricultor em Palmeira, sagrou-se campeão Sul Brasileiro de Jeep Cross, após vencer duas das cinco etapas realizadas no campeonato deste ano, na categoria aspirado. Correndo pela equipe Billy Motorsport, de Curitiba, ele conquistou o titulo de 2014 no último dia 30 de novembro, ao vencer a prova disputada em Forquetinha (RS).

Bouwmann venceu a primeira e a quinta etapas, realizadas nas cidades de Horizontina e Forquetinha, ambas no Rio Grande do Sul. Na etapa de Brusque (SC), chegou na segunda colocação, conseguindo ainda um terceiro lugar na etapa de Tibagi e um quinto lugar na cidade de Iraí (RS).

Com um total de 50 pilotos de todo o Brasil, o campeonato divide-se em duas categorias: aspirados e turbos. A categoria aspirado utilizou este ano motores seis cilindros com 450 cavalos de potência, abastecidos com metanol, injeção Pro Tunning, câmbio de quatro marchas e peso total de 1.100 kg. O ronco forte dos potentes motores atraiu os fanáticos por automobilismo. Na etapa de Brusque, o público presente foi recorde, com 30 mil pessoas no circuito catarinense. Nas demais etapas, a média de público foi de 15 mil pessoas.

Criada em 1998, a categoria disputa todas as etapas em pista dupla, uma ao lado da outra, no mesmo sentido e com a mesma extensão, com curvas para a direita e esquerda. Por regulamento, todos os participantes são obrigados a largar em uma pista e em seguida na outra pista ao lado. O sucesso da categoria deve-se a perícia e manobras dos pilotos em curvas de alta e baixa velocidade em pista de terra. É declarado vencedor o piloto que cruzar a linha de chegada com o melhor tempo conquistado em cada etapa.

O piloto campeão enalteceu a conquista do título: “Foi um ano de muito trabalho e dedicação de todos. Na ultima corrida, vários competidores tinham a chance de levar o caneco, mas a minha equipe comandada pelo Billy e seus mecânicos me deu um carro bem preparado e conseguimos subir no degrau mais alto do pódio. Agora vamos nos preparar para o campeonato de 2015. A equipe está finalizando um novo Jeep e queremos trazer mais um titulo para o Paraná”, concluiu o campeão.

Jeep Cross campeão