Esporte

Notícia publicada quarta-feira 30 outubro 2013

Professores de Educação Física esclarecem motivos de não participarem do Jepal 2013

Gostou, compartilhe

Professores de Educação Física da rede Estadual de Ensino divulgaram um comunicado durante a semana, esclarecendo os motivos da não participação de equipes de suas escolas e colégios nos Jogos Estudantis de Palmeira (Jepal).

De acordo com os profissionais, a matriz curricular do Ensino Fundamental dos anos finais das escolas estaduais sofreu mudanças para o ano letivo de 2013, na qual a disciplina de Educação Física perdeu uma aula por turma, resultando na perda de quatro aulas na carga horária de cada professor da disciplina. Com este fato, os profissionais tiveram que distribuir e cumprir sua carga horária em até quatro escolas diferentes.

“Com esse aumento no número de escolas em que temos que trabalhar e a diminuição do número de aulas por turma, fica impossível, na semana de jogos, dedicar-se a quatro escolas ao mesmo tempo e na maioria das escolas da zona rural existe apenas um profissional da área”, relatou o comunicado.

No mês de fevereiro os professores de Educação Física realizaram uma reunião com a APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, onde demonstraram a insatisfação com a diminuição do número de aulas da disciplina e assumiram a postura de não participar de competições esportivas em 2013 em várias cidades paranaenses, em sinal de protesto.

“Portanto não participaremos do Jepal 2013 e reforçamos nossa posição de contrariedade a redução das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental (…). Salientamos que nossa atitude não tem nada a ver com a administração municipal ou contra o Departamento de Esportes, mas sim apenas estamos seguindo nossa convicção em busca dos nossos direitos e principalmente dos nossos alunos em ter novamente três aulas de Educação Física na matriz curricular, que é direito estabelecido por Lei Federal”, finalizou o comunicado.

Jepal

Nesta quarta-feira (30) terá início a 13ª edição dos Jogos Estudantis de Palmeira (Jepal) com a participação de apenas seis estabelecimentos de ensino. Os participantes serão o Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, o Colégio Estadual Coronel David Carneiro, Colégio Estadual Henrique Stadler, Colégio Estadual São Judas Tadeu, Colégio Sagrada Família e Escola Realeza.

O cerimonial de abertura acontece às 18 horas, no Cine Teatro Municipal. Na ocasião os estabelecimentos de ensino participantes desfilarão com sua bandeira e alunos uniformizados.