Esporte

Notícia publicada segunda-feira 08 fevereiro 2016

Rubens Bormann na coordenação da Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico

Gostou, compartilhe

Rubens Bormann é atleta da modalidade de halterofilismo, nascido em Porto Amazonas, e atualmente é presidente da Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Estado do Paraná (FELP-PR). Entre os dias 21 e 23 de janeiro, ele esteve na Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico, disputada no Rio de Janeiro, como um dos coordenadores do evento.

Além de atuar na coordenação do evento que serviu como teste para a realização da Paralímpiada deste ano, Bormann acompanhou a atleta Márcia Menezes, que competiu pela seleção brasileira e conquistou medalha de ouro na categoria unificada, com atletas de até 86kg e com mais de 86kg.

Para a única medalhista do Brasil em mundiais da modalidade, a meta era atingir 117 kg, mas após levantar 110 kg no primeiro movimento, Márcia não conseguiu completar o segundo e o terceiro, consolidando a carga da abertura como a válida para a competição e para o ranking.

A Copa do Mundo de Halterofilismo do Rio de Janeiro teve a participação de 60 atletas de 20 países. O campeonato, além de evento teste, também serviu como qualificatório para os Jogos Paralímpicos do Rio. Para chegar ao evento mais importante do paradesporto, os atletas masculinos precisam estar entre os oito melhores de sua categoria no dia 29 de fevereiro, data em que a lista de classificados será definida. Para as mulheres, o objetivo é ficar entre as seis com melhores resultados.

No próximo mês de abril, Bormann também estará na coordenação do evento teste de levantamento de peso olímpico, no Rio. Na ocasião, serão testados as instalações e equipamentos a serem usados nas disputas da modalidade nos Jogos Olímpicos, em agosto.