Esporte

Notícia publicada segunda-feira 27 junho 2016

Vila Velha é preparada para o revezamento da Tocha Olímpica

Gostou, compartilhe

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, está no roteiro paranaense do revezamento da Tocha Olímpica, que passará pelos Campos Gerais nos dias 15 e 16 de julho. O Parque foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como local para o “beijo da chama”, momento em que uma tocha encosta na outra para transmitir a chama olímpica durante o revezamento.

A comunidade da Vila Jardim Vila Velha, vizinha ao parque, poderá acompanhar o momento histórico. Na sexta-feira (21), alunos e professores de uma escola municipal fizeram uma visita ao local como preparativo para o revezamento.

As visitas preparatórias para a comunidade continuam nesta segunda (27), quarta (29) e quinta-feira (30). Até o fim de julho, todos os alunos das escolas da Vila e também moradores da comunidade local visitarão o parque, onde poderão admirar os atrativos e saber como será a passagem da Tocha Olímpica. “As visitas têm um cunho instrutivo para o evento como também de educação ambiental, cultural e turística”, explica a supervisora do parque, Ângela Soares.

Durante o passeio são mostrados aos alunos os locais onde eles assistirão ao Revezamento da Tocha. Os condutores do Paraná Projetos, Renata Schafranski de Moura e Arandy Ferreira da Costa Júnior, também falam sobre a história das olimpíadas.

No dia 15 de julho o parque ficará fechado ao público. Apenas as equipes do COB, do parque, moradores da Vila Jardim Vila Velha e a imprensa, devidamente credenciados, poderão acompanhar a passagem da tocha dentro do parque.

A previsão da passagem da tocha pelo parque de Vila Velha é às 15h50. O escritor Wilson Coelho será um dos cinco responsáveis por conduzi-la dentro do parque. Coelho escreveu um livro sobre a história dos pioneiros do parque de Vila Velha.

Paraná

A Tocha Olímpica chega ao Paraná nesta terça-feira (28). A primeira parada será em Londrina. Na quarta-feira (29) ela segue para Arapongas, Maringá, Campo Mourão e Cascavel. Na quinta-feira (30), o revezamento continua por Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu até Foz do Iguaçu.

No dia 2 de julho, o percurso é retomado em Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco. Após seguir para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Tocha retorna ao Paraná por São José dos Pinhais no dia 14 de julho e segue para Curitiba. No dia 15, o revezamento é em Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo e Ponta Grossa, fechando no dia 16, em Castro. Ainda no dia 16, a tocha vai em direção ao município de Itararé (SP).

A chama olímpica foi acessa no dia 21 de abril, no Templo de Hera, em Olímpia,na Grécia, país considerado Berço dos Jogos Olímpicos. Após o ritual milenar, a tocha iniciou sua. O roteiro terá duração de aproximadamente 100 dias e o revezamento segue até o acendimento da pira na abertura dos Jogos, no Maracanã, em agosto.

Até chegar ao palco de abertura das Olimpíadas, a tocha percorrerá 20 mil km por terra, 16 mil km de avião, passará por aproximadamente 300 cidades, incluindo todas as capitais dos 26 estados e do Distrito Federal. 12 mil pessoas irão conduzir a chama em território brasileiro.