Geral

Notícia publicada quinta-feira 23 março 2017

1º desfile com peças de vestuário feitas em crochê acontece em Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

O primeiro desfile com peças de vestuário feitas em crochê será na sexta-feira (24) no Centro de Convenções ao lado do Ginásio de Esportes Alcides Gomes da Costa, as 20h30 e o valor do ingresso é de R$ 2,00. Serão apresentadas mais de 20 modelos de peças de roupas que foram confeccionadas pelas próprias artesãs e algumas peças foram feitas com materiais recicláveis.

De acordo com a presidente da Associação de Costureiras, Modistas e Artesanato de Porto Amazonas (ACMAPA) Eroni Macarrone, para a realização do desfile, muitos voluntários auxiliaram nos trabalhos, sendo que as peças de mostruário são adultas e infantis e as modelos que irão desfilar são todas da cidade. Durante o desfile haverá a exposição e comercialização de outras peças confeccionadas por artesões do município.

Cursos

A associação promove cursos gratuitos de crochê para crianças e adolescentes, proporcionando além de um ensino, uma fonte de renda para os alunos. O projeto tem o nome de “Mãos que transformam pessoas para o mundo da arte”. O trabalho da Associação tem o apoio da Prefeitura de Porto Amazonas.

Além de Eroni, outras pessoas também atuam como voluntários nas aulas de crochê, Cristiane é uma das professoras e comentou que os alunos dos cursos já tem conseguido fazer trabalhos sozinhos e alguns já estão comercializando, trazendo assim renda para as famílias.

Eroni ressalta que está a três anos realizando este trabalho voluntário junto a Associação e que com a divulgação dos trabalhos, teve um convite do Governo Argentino para mostrar os seus trabalhos no país vizinho, e nos próximos meses também irá ministrar cursos para associações da Argentina.

Associação

A ACMAPA é uma associação que atua com os princípios da economia solidária, os seus integrantes desenvolvem trabalhos de artesanato como crochê, costuras, reformas e restauração de roupas, entre outras.

Quem quiser maiores informações pode entrar em contato com Eroni Macarrone no número 42 -9 91431727 ou com Cris 42- 9 99922305.

Trabalho

Eroni disse que foi em função do trabalho voluntário desenvolvido em Porto Amazonas na ACMAPA que surgiu o convite que ela recebeu do governo da Província de Misiones na Argentina. As pessoas de lá trabalham com projetos sociais.

Os seus trabalhos confeccionados em crochê já foram enviados para países como o Chile, Bolívia e México, além da Argentina. A artesã comentou que as peças feitas de crochê estão vindo como uma tendência forte no mundo da moda e tem que se aproveitar esse momento.