Geral

Notícia publicada sexta-feira 23 setembro 2016

IG-Mathe fez parte da programação de aniversário de São Mateus do Sul

Gostou, compartilhe

Com o objetivo de divulgar o trabalho que está sendo desenvolvido dentro do Projeto de Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate da Região de São Mateus do Sul e de qualificar produtores com relação ao manejo do produto, a Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe) foi realizado no dia 21, o 1º Encontro da IG-Mathe. Alusivo ao aniversário de São Mateus do Sul, o evento contou com o apoio do Sebrae/PR, do Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Paraná (SindiMate) e da Prefeitura de São Mateus do Sul. Segundo um dos organizadores, Helinton Lugarini, indústrias ervateiras de São Mateus do Sul expuseram seus produtos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) exibiu as melhores fotos referentes à Rota do Mate, que é a primeira rota turística cultural e rural do Município, inaugurada em junho deste ano. Já a IG-Mathe divulgou o trabalho realizado para resgatar a história da erva-mate da região e para a obtenção da IG junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Indicação Geográfica

Além das qualificações voltadas aos produtores, a comunidade em geral poderá obter informações sobre o processo para a obtenção do registro de IG, que teve início em 2013, ocasião em que o Sebrae/PR realizou um diagnóstico no Estado para identificar possíveis regiões com produtos potenciais de obter o registro, sendo que a erva-mate de São Mateus do Sul e municípios vizinhos como Antonio Olinto, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Paulo Frontin e São João do Triunfo, foi uma delas.

O projeto de IG da Erva-Mate da Região de São Mateus do Sul está sendo desenvolvido desde 2014.  Neste ano, os trabalhos se voltam também para a estruturação do Conselho Regulador, para que as empresas coloquem em prática o regulamento do uso do selo, que poderá ser concedido, conforme expectativas dos envolvidos no processo, ainda em 2016. “Paralelamente, procuramos informar as comunidades sobre o trabalho que está sendo realizado para a obtenção do registro de IG e instruímos a Associação com relação aos caminhos que devem ser seguidos para fazer o bom uso do mesmo”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Fernando Pizani,

Para o presidente da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus, Ronaldo Toppel Filho, o objetivo é mobilizar, além do setor produtivo os proprietários de hotéis, bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos, para que valorizem a erva-mate. “Nossa erva-mate é diferenciada e conhecida pelo toque suave, pois é sombreada pelas Araucárias. O clima e o solo da região conferem ao produto uniformidade do sabor ao longo da bebida”, atesta Toppel.