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Notícia publicada quarta-feira 25 novembro 2015

24º Congresso da Adjori-PR consolida fortalecimento de jornais do interior

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O desafio de adaptação às plataformas móveis e a constante busca por qualificação profissional foram temas centrais do 24º Congresso da Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori-PR), que reuniu 53 veículos do Paraná e de outros estados, de sexta-feira (20) a domingo (22), em Foz do Iguaçu. A programação do encontro abriu espaço para debates, painéis e oficinas.

O presidente Adjori-PR, Nilton Pabis, reforçou a necessidade do associativismo, divulgando as iniciativas para buscar estratégias comerciais e editoriais adaptadas ao novo momento do jornalismo, incluindo a formação de um cluster de notícias, para o incremento da produção do jornal, como a criação da Rede Paraná, encarte veiculado em todos os jornais associados, que traz notícias econômicas e de empreendedorismo sobre o estado.

“O que a gente consegue absorver nesses encontros, pelas experiências dos municípios, estados e realidade mundial, é a tendência da valorização do jornal, que verdadeiramente dialoga com a comunidade. Sendo assim, precisamos aproveitar este momento para crescer e participar da entidade para alavancar nossos projetos e produtos”, destacou Pabis.

O jornalista Paulino Viapiana, secretário de Estado da Comunicação Social, em discurso e na mesa redonda que participou com dirigentes dos jornais deixou claro que é vital para o estado do Paraná a consolidação de uma rede de comunicação.

“Nesse momento em que o Paraná assumiu a quarta posição como economia do país, é importante que as pessoas conheçam o que o estado está fazendo, qual o seu papel e qual o papel da iniciativa privada nesse processo de desenvolvimento. A Rede está alinhada com essa política do governo, porque nós queremos trabalhar justamente com grandes redes de comunicação, e não falo especificamente de um veículo com grande estrutura, mas sim de muitos veículos, concatenados, em cadeia, e formando uma grande corrente”, explica Viapiana.

Ele destacou que a política de comunicação social do governo, na área digital, a partir de 2016, é fazer do Paraná uma grande rede de meios comunicação, interligando portais, rádios e TVs, para comunicar as ações e decisões do estado, e a iniciativa da Adjori-PR chega para complementar estas ações.

O encontro foi considerado fundamental para que os jornais locais se conscientizem da importância de unificação em uma única voz. “Nós, da Adjori Brasil, atingimos 165 milhões de brasileiros, por meio dos nossos veículos, justamente quando o localismo ganha importância no mundo. Por esta razão, não podemos mais perder tempo. Ou nos integramos em rede rapidamente, ou perderemos a nossa hora e a nossa vez”, ressaltou em seu discurso o presidente da entidade, Miguel Ângelo Gobbi.

Reinvenção

O apresentador e comentarista do telejornal “Band Cidade”, da Band TV Curitiba, José Wille, foi convidado para falar justamente sobre a reinvenção do jornalismo impresso. De acordo com ele, a tendência é que os jornais do interior cresçam, pois quando grandes grupos de comunicação fortes na capital entram em crise, com cortes e demissões, o jornal interiorano sobressai.

“Ninguém faz melhor o trabalho da região do que quem está presente no local e fala a linguagem das pessoas, trazendo assuntos de interesse específico da comunidade. Foi uma surpresa positiva vir a esse evento e ver veículos focados e com essa visão estratégica de melhorar a conectividade e formatar seus negócios em cooperação”, destaca Wille.

Apoios

O 24º Congresso da Adjori-PR foi realizado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, reconhecido por possuir uma das melhores infraestruturas da cidade e alta gastronomia, classificado pelo Trip Advisor como um dos melhores resorts para família na América Latina.

O evento contou com o apoio da Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.