Geral

Notícia publicada terça-feira 16 fevereiro 2016

2º Encontro Regional de Tropeiros mobiliza São Mateus do Sul

Gostou, compartilhe

Centenas de pessoas estiveram no domingo (14) na comunidade do Emboque, em São Mateus do Sul, para a realização da Festa de São Sebastião, uma celebração que misturou devoção, tradição e valorização de uma cultura e de uma história que nos influencia até hoje: a do tropeirismo.

A chegada das tropas e a festa fecharam a programação do 2º Encontro Regional de Tropeiros, que foi realizado entre os dias 7 a 14 de fevereiro em São Mateus do Sul e reuniu amantes do tropeirismo de mais de 15 cidades.

Durante esses dias, a programação foi variada. Além das tropeadas que passaram pela região central, vila Nepomuceno e Emboque, o Encontro trouxe eventos diferenciados, como workshop de culinária tropeira e um simpósio científico sobre o tropeirismo. O Encontro trouxe ainda a inauguração de um monumento em homenagem aos tropeiros e uma exposição com objetos típicos.

Autor do livro “Tropeiros”, o pesquisador palmeirense Arnoldo Monteiro Bach participou do evento em São Mateus do Sul. Ele foi convidado pela Fundação Cultural do município a levar seus conhecimentos sobre o tema e também teve a oportunidade de expor e vender seu livro, que reúne diversos episódios e fatos envolvendo o movimento tropeiro no Paraná e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“Precisamos celebrar essa caminhada que o município está fazendo, em uma parceria de diversas instituições, entidades e empresas da cidade”, comenta o presidente da Fundação Cultural de São Mateus do Sul, José Carlos Janowski, um dos organizadores do Encontro.  “Estamos valorizando e resgatando a história do nosso município e reconhecendo o legado cultural que esses heróis deixaram para nós”.

Monumento

Uma grande tropeada levou a imagem de São Sebastião da Paróquia Nossa Senhora de Czestochowa até a comunidade do Emboque, na tarde de sábado (13), para a inauguração de um monumento de homenagem aos tropeiros. O evento integrou a programação do 2º Encontro Regional de Tropeiros e reuniu dezenas de tropas e habitantes da comunidade. Para representar os tropeiros, o monumento presta homenagem especial a Mathias Franco Sobrinho, em reconhecimento a sua contribuição para o início do povoamento da cidade durante sua saga enquanto tropeiro.