Horário de Verão termina no domingo, atrase o relógio em uma hora

Geral

Notícia publicada segunda-feira 12 fevereiro 2018

Horário de Verão termina no domingo, atrase o relógio em uma hora

Gostou, compartilhe

Durante quatro meses aconteceu no Paraná e em outros estados, o horário de verão que iniciou no dia 15 de outubro de 2017, em que os relógios foram adiantados em 1 hora. Já a partir das zero horas do próximo domingo (18) de fevereiro os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.

Dicas

Algumas dicas para se adaptar ao fim do horário de verão: quando ocorre uma mudança de horário (seja por mudança do horário de verão, inverno ou de fuso horário), o organismo pode ter dificuldade em se habituar. Mas se você seguir as seguintes dicas, a adaptação será mais suave.

Cuidado com as refeições

No dia da mudança de horário, evite refeições muito pesadas, principalmente no final do dia. Comidas que requerem muita energia para fazer a digestão podem prejudicar o descanso. Da mesma forma, bebidas como o café e alguns chás (verde e preto) devem ser evitadas.

Não exagere nos exercícios físicos

Prefira exercícios mais suaves ou relaxantes (como caminhadas leves ou ioga), para não estimular excessivamente o corpo. Além disso, é recomendado não praticar exercícios pesados 3 horas ou menos antes de ir para a cama, porque a liberação de endorfinas causa um estímulo que pode afugentar o sono.

Ajuste à hora de dormir

Nesta mudança o relógio atrasa, ou seja, “ganhamos” uma hora e por isso as pessoas muitas vezes vão dormir mais tarde. Especialistas e médicos sugerem que essa “hora extra” deve ser usada para descansar. Duas semanas antes do fim do horário de verão, tente ir para cama 5 minutos mais cedo a cada dia. Esta mudança gradual vai ajudar na adaptação quando o relógio atrasar uma hora.

Horário de Verão

O Horário de Verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei nº 20.466, de 1 de outubro de 1931, estipulando o adiantamento do relógio em uma hora em todos os estados do território brasileiro. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão.

O horário de verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantém-se o mesmo em quase todo o ano.