Geral

Notícia publicada terça-feira 24 abril 2018

Lançado Projeto -A caminho para o Marco da Colônia Cecília- em Simpósio

Gostou, compartilhe

A palmeirense Noemi Teresinha Gorte Nolevaiko apresentou durante o IV Simpósio sobre a Colônia Cecília, no dia 14 de abril em Palmeira, o seu projeto “Conheça Palmeira Paraná através das literaturas infanto-juvenis”, que faz alusão ao aniversário da cidade objetivando trazer a este público lugares sobre Palmeira marcados por um povo com sua história, cultura e identidade. O livro apresentado “A caminho para o Marco da Colônia Cecília” pertence a uma coletânea escrita pela autora e traz desenhos de Regiane Voichcoski, também palmeirense.

“Esta é uma obra, em especial, para aproximar os pequenos, os adolescentes e também adultos à importância da Colônia Cecília, fato que existe em Palmeira enquanto importante marco para se compreender o anarquismo no Brasil e na América Latina”, disse Noemi.

A autora

Noemi Teresinha Gorte Nolevaiko é especialista em Psicopedagogia, em Educação Especial, especialista em Educação Bilíngue Português Libras e Mídias Integradas na Educação.  Em 2017 formou-se no curso de graduação Letras Libras pela  Faculdade EFICAZ. Atualmente cursa Licenciatura em Letras Português Espanhol, pela UEPG e Mestrado pela UDE UY. Atualmente é professora no curso de Graduação Letras Português Libras da Faculdade Sant’Ana em Ponta Grossa.

Ideia

O primeiro livro escrito é “Recanto dos Papagaios, que lugar é este?” e percorrendo outros lugares por Palmeira despertou para a escrita do segundo livro: “A caminho para o Marco da Colônia Cecília”. O terceiro livro já está em andamento, todos fazem parte de uma coletânea que será lançada no mês de novembro deste ano, em Projeto pelos 200 anos de Palmeira.