Projeto do CMEI Alderico Viante para correta destinação do lixo

Geral

Notícia publicada sábado 28 abril 2018

Projeto do CMEI Alderico Viante para correta destinação do lixo

Gostou, compartilhe

Neste ano o Programa Agrinho está trabalhando com o tema ‘As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo’. Seguindo o proposto, a professora Roberta Vantroba, da creche II do Centro Municipal de Educação Infantil Alderico Viante, desenvolveu o projeto ‘Nosso lixo de cada dia’.

O projeto visa conscientizar os alunos quanto à importância correta da destinação do lixo. A ideia surgiu após a realização de uma aula passeio aos arredores do CMEI, na qual os alunos observavam o ambiente e no momento em que viam algum o lixo no chão eles informavam a professora, que coletava e jogava em uma lixeira. “Tudo foi acontecendo de forma natural e espontânea, através da conversação entre eu e os alunos”, disse Vantroba.

Entre as atividades do projeto foi proposto aos alunos e seus pais que confeccionassem mascotes construídos com materiais recicláveis, e posteriormente escolhessem um nome para ele. Ao todo 22 mascotes concorreram em uma eleição, que contou com votos da comunidade escolar. A vencedora foi uma coruja feita com papelão pelo aluno Theo Linhares Gouveia e pelos pais Talita e Rodrigo.

Mascote

Os pais e alunos da creche II escolheram o nome do mascote e o eleito foi Nina, que agora acompanhará o mascote do Programa Agrinho em todas as atividades realizadas pela turma da professora Roberta Vantroba.

De acordo com a professora, “o projeto segue em andamento até julho e muitas coisas estão por vir. Serão desenvolvidas várias atividades em sala de aula e com os pais”. Para Vantroba, as atividades despertam o conhecimento e a conscientização dos alunos quanto à questão da correta da destinação do lixo. “Eles ficam atraídos pelas atividades práticas que realizamos. Com certeza é um aprendizado que levarão por toda a vida”, destacou a professora.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Palmeira