Geral

Notícia publicada quarta-feira 09 maio 2018

Arnoldo apresenta a versão bilíngue do livro Carroções em Ponta Grossa

Gostou, compartilhe

Autor de 10 obras, Arnoldo Monteiro Bach conclui a versão unificada dos livros  “Carroções” e “Carroções: outras histórias”. A publicação, com 744 páginas é bilíngue (português e alemão) e traduzida por Renate Dÿck. O lançamento acontece nesta sexta, dia 11, às 19h, na sede da Editora Estúdio Texto – Garimpo 1926, na  Rua Quinze de Setembro, 931 no bairro Uvaranas em Ponta Grossa.

Com riqueza de informações sobre esse meio de transporte tão presente no cotidiano das cidades do Paraná do início do século XX, o livro se torna um marco para a historiografia, já que os carroções foram vitais para o desenvolvimento dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Segundo o autor, essa é a única obra que dá ênfase à temática. “O destaque está na importância dos carroções no contexto socioeconômico da época, oficializados em 1880 e proibidos em 1940, e nos textos com relatos e histórias fascinantes vividas por personagens em tempos de conflitos e de precariedade nas vias de comunicação”, explica Bach.

Arnoldo passou a se interessar pela história dos carroções através de entrevistas com carroceiros em idade avançada. Assim, transformou em textos os depoimentos desses homens simples e de seus descendentes, que conviveram com eles. “O que dificultava o desenvolvimento do Paraná, que estava sendo desbravado, era a falta de transporte e, esses heróis das estradas, que foram fundamentais nesse processo, ainda não haviam sido contemplados com obra específica”, completa.

Como o carroção foi inciativa dos alemães estabelecidos em Santa Catarina e no Paraná, desde a publicação dessas obras, o autor recebeu vários pedidos de membros dessa etnia para que a traduzisse para o alemão. “São os leitores que apreciam o resgate dessa história, tão grandiosa e significativa durante os ciclos da erva-mate e da madeira. Sendo bilíngue, ela poderá alcançar um público mais amplo”, conclui o autor. Carroções integra a série Lambrequins da Editora Estúdio Texto.