Geral

Notícia publicada quinta-feira 30 março 2017

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR visitam Palmeira

Gostou, compartilhe

Na quarta-feira (29), Palmeira recebeu a visita de 150 acadêmicos do 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR. Eles realizaram atividades em vários bairros da cidade e foram recepcionados no Clube Palmeirense, também receberam informações de equipes da Prefeitura e saborearam o Pão no Bafo, patrimônio imaterial do município.

Os alunos chegaram à cidade no período da manhã, acompanhados por cinco professores, e visitaram os bairros do Rocio II, Jardim Christine, Vila Maria, Vila Militar, Vila Rosa e Centro. No retorno à Curitiba, passaram pela Colônia Witmarsum.

Atividades

Durante as atividades nos locais citados, os acadêmicos entrevistaram moradores de Palmeira com perguntas sobre a situação do município, saneamento básico e demais equipamentos públicos, além de observar aspectos de infraestrutura do quadro urbano. Eles foram acompanhados pelo arquiteto e urbanista da Prefeitura de Palmeira, Murilo Malucelli Klas.

No Clube Palmeirense os acadêmicos foram recebidos pelo prefeito Edir Havrechaki, que destacou a ação. “Espero que essa experiência de vocês, que são acadêmicos que estão se preparando para o mercado de trabalho, traga bons frutos para nós e para a vida profissional de vocês, que é o nosso objetivo mais importante. Palmeira tem muito orgulho de receber essa experiência piloto”, relatou o prefeito.

Município

Ainda no Clube os estudantes puderam tirar várias dúvidas sobre o município, após acompanharem apresentações da historiadora Vera Mayer, do engenheiro civil Aldemar Viante e de Murilo Malucelli Klas e realizaram sabatina com temas como coleta de lixo, transporte coletivo, plano de mobilidade, plano diretor e outros assuntos.

Para o acadêmico Yago Harley Ribeiro França, a visita foi positiva. “A vinda à Palmeira foi importante para conhecer de verdade a cidade e seus moradores, saber para quem estamos projetando. É importante conhecer o lado humano da cidade antes de realizar nosso trabalho”, destacou.

Os resultados das pesquisas serão utilizados no Plano Diretor Acadêmico, como parte de avaliação da disciplina de Planejamento Urbano e Regional. Os trabalhos dos 150 acadêmicos serão voltados somente para Palmeira.