Geral

Notícia publicada segunda-feira 13 março 2017

Agricultoras lotam Salão Paroquial durante 5º Encontro de Mulheres

Gostou, compartilhe

O Salão Paroquial ficou lotado na tarde de domingo (12), durante o 5º Encontro de Mulheres, com a presença de centenas de agricultoras familiares do município. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e Pecuária e de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, e apoio da Itaipu Binacional.

Durante o encontro foi discutido como a reforma previdenciária afeta o meio rural, o projeto de lei que quer reduzir a área de preservação ambiental da Escarpa Devoniana, o turismo rural como alternativa de renda na propriedade e demais assuntos que demonstraram a importância que a mulher tem para a família e para a sociedade. O evento também contou com atividades diferentes, muita descontração e trocas de receitas entre as participantes.

Encontro

A abertura do Encontro contou com a apresentação de uma Mística, a qual mostrou a evolução da agricultora, e presença de mulheres que representam várias profissões como educadoras, advogadas, cooperativistas e a personagem principal da tarde, a agricultora familiar.

Rosilaine de Fátima Barausse, presidente do Sindicato, Marcos Rochinski, coordenador geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contraf), o deputado estadual Péricles de Mello e o deputado federal Aliel Machado compuseram a mesa de autoridades de evento.

Palestra

As presentes também puderam acompanhar a palestra da professora dra. Graziela Scalise Horodyski, do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ela falou sobre o desenvolvimento rural e a oferta de souvenirs gastronômicos.

O Encontro foi encerrado com parabéns e bolo em comemoração ao Dia da Mulher. O público que compareceu ganhou lembranças do evento, como canecas e outros itens, além de uma camiseta.