Geral

Notícia publicada sexta-feira 22 setembro 2017

Agricultores participam de feira de sementes na cidade de Rio Azul

Gostou, compartilhe

No último domingo (17), foi realizada em Rio Azul, a 6ª Feira Municipal de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, onde reuniu expositores e visitantes de vários municípios da região do Paraná e Planalto Norte Catarinense, com a presença de mais de 1000 participantes.

Atividades

Dentro das atividades realizadas, mais de 40 expositores de sementes, alimentos e artesanatos que puderam trocar e comercializar seus produtos, sendo do município e das cidades de Canoinhas, Irineópolis, Três Barras, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares e Palmeira.

De Palmeira foi uma caravana de agricultores familiares guardiões das sementes das comunidades de Faxinal do Quartins, Paiol do Fundo, Vieiras, Guarauninha, Assentamento Palmares II e Volta Grande e o transporte foi cedido aos participantes pela Prefeitura Municipal de Palmeira.

Troca e comercialização

Durante o evento ocorreu a troca e comercialização das sementes, cavalgada promovida pelo grupo de cavaleiros da comunidade, apresentações culturais local e regional e o concurso da maior abobora, mandioca e espiga de milho com a premiação de uma cesta agroecológica aos ganhadores.

A maior mandioca, o ganhador foi Antônio Carlos dos Santos de São João do Triunfo, a espiga de milho de Silvestre de Oliveira Santos de Fernandes Pinheiro e maior abóbora ficou com Maria Edevirges Sieslak de Rio Azul.