Educação

Notícia publicada terça-feira 04 agosto 2015

Alunos de CMEI participam de projeto ambiental para reciclar lixo

Gostou, compartilhe

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cristo Rei, no bairro do Rocio, participaram do projeto ambiental Reciclando Atitudes, desenvolvido por professoras do estabelecimento em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Os estudantes realizaram atividades práticas, como oficina de brinquedos recicláveis, teatro e coleta de lixo eletrônico.

A ideia de falar sobre ecologia e conscientização surgiu através do material didático Aprende Brasil, da Editora Positivo, que hoje atende cerca de 3 mil alunos na cidade. O material demonstra para as crianças a importância da destinação correta do material reciclável e sugere uma atividade: montar um caminhão a partir de itens descartados.

A partir disto, as professoras Juliana Delfrate e Liliane Freitas estenderam a ideia para a criação de trens, aviões, bilboquês e outros brinquedos, além de participarem da coleta de 4 toneladas de lixo eletrônico, como pilhas, baterias de celular e outros componentes que não devem ser descartados no lixo comum. O dinheiro arrecadado foi doado para uma empresa de reciclagem da cidade.

Os alunos ainda foram às ruas e abordaram a população, questionando quem reciclava lixo. Os que respondiam negativamente eram instruídos, e os que separavam o material reutilizável ganhavam um adesivo. Para Victor Rochinski, que tem 5 anos, cada um tem que fazer sua parte. “Não pode misturar o lixo, senão a cidade fica suja. Todo mundo tem que ajudar para o planeta ficar limpinho”, disse o menino.

Para Liliane, a semente foi plantada nas ações dos alunos e isso já se reflete nas atitudes dos pais. “As mães falam que as crianças já estão cobrando em casa e que elas estão tendo esta preocupação. Já estão conscientes da importância, tomara que levem para a vida toda”, declarou a professora.

“Quando os grandes vêem nos pequenos uma consciência ecológica maior que a deles, isso os motiva a não jogar fora o que pode ser reaproveitado”, completa Juliana, a outra idealizadora do projeto.

Para a secretária de Educação, Lídia Mayer de Freitas, atividades como esta demonstram que os professores se adaptaram bem ao material didático. “Fico satisfeita em ver que eles estão entendendo bem as propostas e exercendo as potencialidades desta nova dinâmica, criando projetos como este, que ajuda a conscientizar as crianças, os pais e a sociedade em geral sobre questões importantes como a reciclagem e a preocupação com o meio ambiente”, comentou.