Geral

Notícia publicada sábado 29 dezembro 2018

Alunos do Instituto Casarão das Artes fazem apresentação de peças teatrais

Gostou, compartilhe

Um grupo de alunos da oficina de teatro realizou apresentações teatrais durante o “I Festival de Teatro do Instituto Casarão das Artes”. Foram duas apresentações da peça “Alice no País das Maravilhas”, que aconteceram nos dias 10 e 13 de dezembro, no auditório da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes. Ainda dentro das atividades do I Festival, no dia 15, teve a apresentação da peça “O Mágico de OZ” pelo grupo infanto-juvenil de teatro, de Curitiba, que também é dirigido pela professora Tatiana Carvalho.

Durante as oficinas foram trabalhados aspectos como expressão corporal e vocal, interpretação, jogos teatrais, improvisação, teoria teatral, iluminação e sonoplastia, que culminou com a escolha e apresentação do espetáculo “Alice no País das Maravilhas”. Que nas três apresentações atraiu um público de cerca de 300 pessoas, entre familiares, convidados e alunos das escolas públicas.

O Instituto

O Instituto Casarão das Artes é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada em 2012, que tem como finalidade promover o desenvolvimento sociocultural de crianças, adolescentes e jovens, por meio de atividades ligadas à arte, cultura, educação, ética e cidadania.

Após os trâmites burocráticos e adequações físicas da sede, situada na Rua Santos Dumont, 352, no centro de Palmeira, no início de 2018 iniciaram as atividades culturais do Instituto com a oferta de oficinas de teatro às crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 e 15 anos, que são alunos de escolas públicas municipais e estaduais.

As atividades do Instituto tem a gerência de Elba Rodrigues Antunes, e as aulas são dirigidas pela professora de teatro e diretora Tatiana Carvalho, que possui grande experiência no ensino de teatro e montagem de espetáculos com crianças e adolescentes. As atividades das oficinas são todas gratuitas e iniciaram em maio de 2018, com encontros semanais nas manhãs de quinta-feira, das 8 às 11 horas, onde além das aulas de teatro, os alunos participam de aulas de Ética e Cidadania, recebem lanche e podem emprestar gibis e obras da Gibiblioteca.

Para o ano de 2019, o Instituto Casarão das Artes, já tem projeto aprovado para ampliação do número de alunos e aulas nos períodos da manhã e tarde, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, que pode ser patrocinado por empresas e pessoas físicas.

Serviço:

O Instituto Casarão das Artes funciona na Rua Santos Dumont, 352 às quintas-feiras, durante o período das aulas de teatro. Porém, no mês de janeiro, o Casarão das Artes estará em férias coletivas, e contatos podem ser feitos através do e-mail institutocasaraodasartes@hotmail.com e telefone (42) 9.9954-2468.

Fotos: Divulgação