Geral

Notícia publicada sábado 10 junho 2017

AMCG Cultura leva reivindicações à Secretaria de Estado

Gostou, compartilhe

Integrantes da AMCG Cultura foram recebidos na segunda-feira (5) no Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura em Curitiba. A diretora administrativa da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) Katiane Pires Ferancini, o coordenador da AMCG Cultura Waldir Joanassi Filho, e a assessora de cultura, Danielle Teixeira estiveram com o coordenador do Departamento, Sérgio Marcos Krieger e com o arquiteto Carlos Garnatter Netto, para conversar sobre a carta de apelo entregue pela AMCG Cultura no último mês ao secretário de Cultura do Paraná, João Luiz Fiani.

A carta foi elaborada pelos gestores de cultura dos Campos Gerais, pois os bens tombados pelo Estado nesses municípios encontram-se ‘abandonados’ e sem a devida manutenção, ou fiscalização. Situação mais crítica pode ser vista no caso dos bens históricos privados, nos quais os proprietários não contam com incentivos para sua manutenção.

Entre as reivindicações da AMCG Cultura estava a colaboração para a manutenção dos bens, a assistência técnica para projetos de restauro, a fiscalização quanto aos cuidados do bem, além de proposição de políticas públicas que tragam benefícios aos proprietários de bens tombados e que visem à conscientização deste Patrimônio Histórico.

Recursos

Conforme o coordenador do Patrimônio Histórico, a secretaria de Estado pouco pode fazer quanto à solicitação da AMCG Cultura, já que não conta com recursos para auxiliar na manutenção e não pode proceder na fiscalização. Conforme a diretora da AMCG o encontro foi positivo, pois a coordenação do Departamento acenou com a possibilidade de auxílio técnico de projetos que venham ser desenvolvidos para os restauros dos bens. “Como o departamento conta com arquitetos, eles os colocaram a disposição para o auxílio aos municípios”, disse.