Geral

Notícia publicada sábado 21 outubro 2017

AMCG Cultura segue com o projeto Sabores dos Campos Gerais

Gostou, compartilhe

Na terça-feira (17), dirigentes do setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estiveram reunidos em Ipiranga para conhecer mais um prato que fará parte do ‘mapa gastronômico’ da região. O prato apresentado e saboreado foi o carneiro no sal fino. O primeiro município a apresentar seu prato foi o de Palmeira, que levou os gestores da AMCG Cultura para degustar o Pão no Bafo, que, além de prato típico, é tombado como bem imaterial do município. “Estamos apresentando, e também descobrindo a identidade gastronômica dos municípios, para compor um novo projeto, chamado ‘Sabores dos Campos Gerais’, adianta o coordenador da AMCG Cultura, o secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Santos Joanassi Filho.

O resgate histórico será peça chave do projeto ‘Sabores dos Campos Gerais’, característica que já pode ser percebida nos primeiros pratos degustados pelos gestores da região. O Pão no Bafo veio com os imigrantes alemães do Volga; e o carneiro no sal fino, da época dos tropeiros, conforme a secretária de assistência social de Ipiranga, Vera Lucia Florindo.

Na reunião desta terça-feira, outros municípios já contaram como anda seu resgate histórico gastronômico para compor o projeto “Sabores dos Campos Gerais”. Outros municípios estão realizando um resgate junto a sua população.
Receitas

O projeto ‘Sabores dos Campos Gerais’ será finalizado com a publicação de um livro com as receitas e a história de cada um dos pratos escolhidos como identidade dos municípios. Além das receitas, o livro contará com fotografias da própria comunidade. Para isso cada prefeitura dos 19 municípios da AMCG está preparando Concurso com o tema gastronomia. Os pratos serão apontados por cada uma das prefeituras.