Agrícola

Notícia publicada terça-feira 06 outubro 2015

Plantio de soja atinge 23% da área prevista para todo o Paraná

Gostou, compartilhe

Até terça-feira (6), 23% da área prevista para o cultivo da soja da safra 2015/16 estava semeada no Paraná, ante 13% uma semana antes, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). O Paraná é o segundo produtor de soja do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso, com uma produção estimada em recorde de cerca de 18 milhões de toneladas.

Dos 5,2 milhões de hectares previstos para o cultivo de soja na safra 2015/16 no estado, perto de 1,2 milhão já foram semeados.

Na região de abrangência do Núcleo Regional da Seab de Ponta Grossa, no qual está incluída Palmeira, a área já plantada chega a 5.584 hectares dos 558.380 hectares previstos para cultivo na safra que se inicia, ou seja, apenas 1% da estimativa do Deral. A partir do próximo dia 15 devem se intensificar as atividades de plantio de soja na região.

Atualmente, as regiões de Cascavel e Toledo, no Oeste do Paraná já têm plantadas mais de 70% da área prevista para a atual temporada, com boa parte dessas lavouras passando do período de germinação para o desenvolvimento vegetativo.

Trigo

A colheita de trigo do Paraná chegou a 67% da área, segundo o relatório do Deral. Cerca de 68% das lavouras estão em boas condições, sem alteração significativa ante a semana passada. Recentemente, o Deral reduziu sua previsão de colheita de trigo em 2015 para 3,6 milhões de toneladas, 10% abaixo das estimativas iniciais, citando o excesso de chuvas em julho e preocupações com geadas.