Geral

Notícia publicada quarta-feira 15 março 2017

AS-PTA assessora formação da rede de guardiões da agrobiodiversidade

Gostou, compartilhe

No dia 10 de março, foi realizada uma reunião em São João do Triunfo, onde participaram agricultores e agricultoras familiares das comunidades de Rio Baio, Guaiaca dos Pretos e Boa Vista, assessor técnico da Agricultura Familiar de Palmeira (AS-PTA), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, técnico da Emater local, membros do coletivo de jovens e do grupo coletivo triunfo.

Projeto

O assessor técnico da AS-PTA André Emílio Jantara apresentou o novo projeto com o título: Agrobiodiversidade na Promoção de Sistemas Agrícolas Familiares Resilientes às Mudanças Climáticas. E tem como  objetivo geral em aumentar a resiliência ecológica e a autonomia técnica e eficiência econômica dos cultivos anuais por meio do fortalecimento de redes de agricultores e agricultoras guardiões da agrobiodiversidade nas regiões da Borborema e do Centro-Sul do Paraná. O projeto está sendo financiado pela MISEREOR- Katholische Zentralstelle für Entwicklungshilfe da Alemanha, onde está em execução desde janeiro de 2017 e vai até dezembro de 2019, junto à AS-PTA do Paraná e Paraíba.

Municípios

A AS-PTA também estará executando o projeto em mais três municípios, em Palmeira, São Mateus do Sul e Rio Azul, onde irão acontecer reuniões de preparação aos agricultores familiares em fortalecer e criar a rede de guardiões das sementes crioulas.