Geral

Notícia publicada sexta-feira 24 março 2017

AS-PTA ministra oficina sobre produção de sementes crioulas

Gostou, compartilhe

No dia 23, foi realizada uma oficina sobre práticas de seleção e produção de sementes crioulas para estudantes do curso de Agroecologia no Colégio Agrícola de Palmeira e grupo Terra Jovem. Participaram mais de 40 estudantes do curso onde tem como professores e coordenação do curso, Ana Beatriz e Odair de Oliveira. Foram apresentadas pelo assessor técnico da AS-PTA, André Emilio Jantara as práticas de seleção massal da cultura do milho, desde a escolha da área a ser plantada, até o momento de colheita e armazenamento das sementes produzidas, mostrando que as práticas repassadas são herdadas de agricultores familiares que fazem a anos passando de geração para geração.

Sementes

Também foram discutidos com os estudantes o resgate de sementes crioulas em suas propriedades, onde a maioria são filhos de agricultores e a ideia é fortalecer um mostruário de sementes visível e acompanhado de fichas técnicas caracterizando a variedade de semente crioula.

Agroecologia

O curso de Agroecologia existe no Colégio Agrícola desde 2004 formando jovens nessa área, onde levam para dentro de suas propriedades a diversificação da agrobiodiversidade com técnicas aprendidas na escola, em formas de intercâmbios de visitas em propriedades rurais, feiras de sementes, seminários sobre os temas, entre outros.