Geral

Notícia publicada domingo 05 novembro 2017

Dia de Campo sobre milho e merenda escolar da AS-PTA reúne agricultores

Gostou, compartilhe

Na sexta-feira (20), foi realizado um dia de campo para a implantação de campo demonstrativo de variedades crioulas de milho. O encontro aconteceu em São João do Triunfo, comunidade de Boa Vista na propriedade de Silvana e Jairo Silveira.

Participaram do encontro agricultores e agricultoras ligados ao programa de Merenda Escolar agroecológica do município, membros do grupo Coletivo Triunfo e técnicos da UEPG através do LAMA.

O experimento na propriedade foi implantado com 9 variedades crioulas de milho e uma testemunha de comparação, tudo no sistema agroecológico com o uso de adubação orgânica, pó de basalto e sementes agroecológicas resgatadas no município e região.

Variedades

A ideia do experimento é mostrar para as famílias em questão ao desenvolvimento das variedades, rendimentos de produção e qualidade em teores protéicos, já que será instalada no município uma agroindústria dos derivados do milho não transgênico para que venha servir dentro da alimentação da merenda escolar municipal e demais comércios locais e regionais.

Este trabalho está sendo coordenado pela AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia junto com o CMDR- Conselho de Desenvolvimento Rural do município em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a cooperativa COAFTRIL formada por agricultores do município.

Atividades

Dentro do desenvolvimento do experimento serão realizadas várias atividades junto com os grupos de agricultores para discutir e avaliar, além de temas ligados a agroecologia, já que com a lei aprovada da merenda escolar agroecológica no ano de 2018, muitas famílias se inscreveram e entrarão no planejamento de produção, não só do milho, mas de diversas espécies de alimentos que venham a enriquecer a merenda escolar com alimentos saudáveis a serem oferecidos a mais de 1600 crianças da rede de ensino municipal.