Geral

Notícia publicada quarta-feira 28 junho 2017

AS-PTA realiza intercâmbio com Grupo Coletivo Triunfo

Gostou, compartilhe

Na quinta-feira (22) foi realizada através da AS-PTA, um intercâmbio com membros do Grupo Coletivo Triunfo em um dia de campo realizado em Mandirituba e promovido pela Associação Brasileira de Amparo a Infância, onde participaram também membros das cooperativas CAFPAL de Palmeira e COFAECO de São Mateus do Sul e técnico do CPRA- Centro Paranaense de Referência de Agroecologia.
A atividade principal foi à colheita de uma lavoura de milho crioulo pelo processo de seleção massal aplicada como práticas utilizadas pelos agricultores guardiões das sementes da nossa região. Esta prática de seleção massal na cultura do milho vem a cada ano crescendo mais e adotada pelas famílias agricultoras em cultivarem e terem autonomia de produzir suas próprias sementes em especial ao milho onde se corre o grande risco de contaminação por sementes transgênicas, hoje comercializadas por empresas e multinacionais, mas a resistência vem a este tipo de tecnologia com a rede de guardiões das sementes que cresce dia a dia.
ReSA
Hoje existe a rede de entidades em defesa das sementes crioulas formada há dois anos e denominada ReSA (Rede Sementes da Agroecologia) e com a sua formação foi inaugurado a dois anos também a Casa da Semente, que fica sediada na ABAI. Na visita os participantes puderam ver como são armazenadas as sementes para que se conservem e mantenham boa qualidade de germinação. No mesmo tempo também fizeram a colheita de sementes de uma variedade de pimenta doce que vai ser preparada após a secagem sementes para estarem disponíveis e aceso pelas famílias agricultoras, sendo diretamente na casa ou em feiras das sementes crioulas.