Geral

Notícia publicada sexta-feira 05 maio 2017

AS-PTA retoma atividades em Rio Azul com as sementes crioulas

Gostou, compartilhe

No dia 2 de maio, a AS-PTA realizou uma reunião junto com membros do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Rio Azul, técnico do projeto de Diversificação e em especial aos agricultores e agricultoras da comunidade de Invernada membros da Associação da Associação de Agricultores Familiares da Invernada ((APRI)) onde foi retomado  o trabalho com a conservação e multiplicação de sementes crioulas de diversas espécies.

Trabalho

Os participantes comentaram dos trabalhos que estão sendo realizados e desenvolvidos na comunidade voltados para a agroecologia e suas dificuldades enfrentadas e também avanços alcançados em produzir alimentos saudáveis e cultivar principalmente as sementes crioulas.

Projeto

O assessor técnico da AS-PTA, André Emilio Jantara falou aos participantes do projeto novo que está em andamento com o título de Agrobiodiversidade na Promoção de Sistemas Agrícolas Familiares Resilientes às Mudanças Climáticas.

O objetivo geral em aumentar a resiliência ecológica e a autonomia técnica e eficiência econômica dos cultivos anuais por meio do fortalecimento de redes de agricultores e agricultoras guardiões da agrobiodiversidade nas regiões da Borborema e do Centro-Sul do Paraná. O projeto está sendo financiado pela MISEREOR- Katholische Zentralstelle für Entwicklungshilfe da Alemanha, onde está em execução desde janeiro de 2017 e vai até dezembro de 2019, junto a AS-PTA do Paraná e Paraíba.

Atividades

Após a apresentação do projeto, foram delineados encaminhamentos futuros para dar sequência nas atividades, onde foi marcada uma atividade de Dia de Campo a ser realizado na propriedade de Sebastiana e José Iancoski no dia 12 de junho, com a prática de Seleção Massal na cultura do milho, trocando experiências entre os participantes para a colheita, preparo de sementes de qualidade, armazenamento e teste de transgenia, além de reativar a visita na propriedade que está recebendo os participantes para conhecer a forma de trabalho que a família vem realizando.

Outro ponto importante foi a decisão tomada por membros da associação em realizar a Feira de Sementes este ano na Comunidade da Invernada, em 17 de setembro, já que a comunidade sediou várias feiras de sementes crioulas, inclusive uma feira regional.