Geral

Notícia publicada quinta-feira 17 janeiro 2019

Associação Amigos do CAPS (AMA-CAPS) teve sua fundação em Palmeira

Gostou, compartilhe

Na última sexta-feira (11) foi realizada uma Assembleia Geral para a constituição e fundação de uma associação, com a finalidade de apoiar os usuários dos serviços de saúde mental do município e ao desenvolvimento de projetos de conscientização e inclusão na comunidade desses usuários junto com organizações governamentais e não governamentais e com a sociedade civil, tratando-se de uma instituição civil de caráter filantrópico, sem fins lucrativos.

A Associação Amigos do Centro de Atenção Psicossocial de Palmeira (AMA-CAPS) tem a proposta de trabalhar como parceira do CAPS, e assim, fortalecer mais o serviço de saúde mental. Com o desenvolvimento de projetos de educação, reabilitação, profissionalização e reinserção social dos cidadãos acometidos de doença mental.

Assembleia

A convocação para Assembleia foi feita por edital publicado no dia 20 de dezembro de 2018, tendo à frente Gilberto de Bastos que explanou para os presentes a inspiração da instituição “Em uma reunião da equipe do CAPS surgiu uma conversa da possibilidade da criação de uma associação, percebendo que outras cidades principalmente no estado de Santa Catarina existem que contribuem bastante com o Centro de Atenção, tempos depois, um encontro casual com Hermes Dias Baptista, filho do Dr. Homero Dias Baptista, qual abraçou a ideia e começou a buscar formas e pessoas para ajudar nessa realização”.

No decorrer da Assembleia foi estabelecido uma  nova reunião para 30 dias tendo em pauta formação da primeira diretoria e aprovação do estatuto. Presente os fundadores: Gilberto de Bastos, Michael Luidi Peres, Daniela Borkoski, Luiz Alfredo Slusarz, Romualdo Antunes, Ana Paula Ferreira Marques, Jussara Aparecida Milone, Jefferson Adriano Ciebre, Antônio Cezar Cordeiro e Martinho de Matos.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares. Em Palmeira foi oficialmente habilitado no dia 5 de outubro de 2015 levando o nome do Dr. Homero Dias Baptista, médico palmeirense que ajudou na causa da saúde mental.

Foto: Gilberto Bastos