Agrícola

Notícia publicada sexta-feira 03 junho 2016

Atividade leiteira tem família de Palmeira como exemplo de sucessão

Gostou, compartilhe

A família Ruppel, da localidade de Guaraúna de Tocas, no interior do município de Palmeira, é apontada pela Cooperativa Bom Jesus, que tem sede no município da Lapa e um de seus entrepostos em Palmeira, como exemplo na sucessão familiar na atividade leiteira. A história da família está registrada em matéria publicada no último dia 25 de maio no site da Cooperativa.

A matéria diz que, quando tinha sete anos, Pedro Acir Ruppel ajudava o avô na leiteria. Sua ligação com a atividade leiteira fez o produtor retomar esse trabalho há alguns anos com a família. A filha Michele e o neto Pedro também estão à frente da leiteria. “A família se ajuda e pretende continuar nessa atividade, pois o leite sustenta as despesas da casa e gostamos do trabalho”, comenta Pedro.

Com o sistema de piqueteamento, os Ruppel produzem uma média e 450 litros por dia, com 23 animais em ordenha. Cooperados da Linha Leite da Bom Jesus há dois anos, o que motiva a continuarem nessa atividade é a diversificação de trabalho no campo. “Hoje além do leite produzimos soja e milho e quem está no campo não deve ficar apenas focado em um trabalho. O leite é seguro, faça sol ou chuva, as lavouras nem sempre, pois depende de muitos fatores para termos resultado positivo“, diz o cooperado.

Michele comenta que o trabalho herdado do pai por ela agora também é desenvolvido por seu filho, o Pedro, que vai dar continuidade na propriedade da família. O filho gosta do trabalho com o leite e tem amor no que faz. “Também fazemos tudo ao nosso alcance para termos boa qualidade do leite e sempre melhorarmos, para entregarmos um leite de procedência. Participamos de palestras, reuniões técnicas, tudo para produzirmos com qualidade.”, finaliza Michele.

A maior parte das propriedades leiteiras que conhecemos pode ser enquadrada como familiar, pois muitas possuem algum membro da família envolvido na gestão do negócio que começou com os pais ou avós, sejam elas pequenas propriedades, com produções diminutas, ou grandes, com produções diárias de milhares de litros. No caso da família Ruppel o que começou com o Sr Pedro tem continuação com a filha e o neto.