Geral

Notícia publicada segunda-feira 02 maio 2016

Canos de placas de trânsito recebem aplicação de espuma expansiva

Gostou, compartilhe

Os canos das placas de sinalização de trânsito da cidade começaram a ser fechados com espuma expansiva. A base da maioria das placas é de cano de ferro, e como a parte de cima fica aberta, viu-se a necessidade de cobrir para evitar a criação de focos do mosquito da dengue. A medida foi tomada pela secretaria do Meio Ambiente e pela Vigilância Sanitária.

O fechamento dos canos está sendo feito com espuma expansiva, material que apresentou o melhor custo benefício, segundo a Prefeitura. Outros materiais foram cogitados, como por exemplo, areia, cimento e tampa de PVC, mas além de custarem mais, demandariam mais tempo e mão de obra para ficarem prontos. Com o uso da espuma, será gasto, em média, R$ 0,40 por placa.

O trabalho está atingindo as placas na Vila Rosa e Parque dos Papiros. O próximo bairro a receber o serviço será o Rocio. A vigilância entra com o material e a secretaria com a mão de obra.

Mutirão

No próximo dia 11 está programado um mutirão para recolhimento de sucata em todas as residências da Vila Rosa, também para combater possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o clima frio não excluiu a possibilidade dos focos da dengue. A larva pode levar até 18 meses para se tornar mosquito e isso quer dizer que no verão ou no inverno o cuidado deve ser o mesmo.

O mutirão vai contar com o apoio do Exército e, além de recolher lixo das residências e dos terrenos baldios, serão realizadas roçadas em espaços públicos. Todo material recolhido nos caminhões será levado pra o Distrito Industrial, onde será feita a devida separação.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Luis Alfredo Slusarz, “o cuidado deve ser diário e redobrado uma vez que estamos com uma incidência muito grande de casos de dengue no Paraná. O acúmulo desenfreado de lixo em residências, depósitos e terrenos baldios facilita a proliferação do mosquito  causador da dengue e outras doenças, além de impedir que alguns materiais possam ser reciclados”, afirmou Luis.