Geral

Notícia publicada terça-feira 18 novembro 2014

Beneficiários do Bolsa Família devem fazer acompanhamento

Gostou, compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira está convocando os beneficiários do Programa Bolsa Família para realizar o acompanhamento semestral das condicionalidades de concessão do beneficio. As famílias que ainda não compareceram nos postos de saúde de seus bairros para o acompanhamento referente ao segundo semestre de 2014, devem comparecer na Unidade de Saúde Central, nos dias 27 ou 28 de novembro, das 8h30 às 11 ou 13h30 às 16 horas.

A primeira etapa do acompanhamento foi realizada nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), onde o estado vacinal, peso e altura dos beneficiários foram verificados. Segundo Franciele Nikkel, enfermeira responsável pelo acompanhamento das condicionalidades na área da saúde, a meta pactuada com o município é de acompanhar até 82% dos beneficiários.

No primeiro semestre de acompanhamento a Secretaria de Saúde conseguiu atender 73% das pessoas que recebem o beneficio. “Muitas famílias não comparecem ou se negam a fazer o acompanhamento, porém, este deve ser um compromisso assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos,” explicou Franciele.

Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.

Na educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.

Palmeira

1.263 famílias de Palmeira são beneficiadas pelo Bolsa Família, sendo a grande maioria mulheres e crianças em estado de pobreza extrema recebendo a transferência de renda repassada pelo governo.

A estimativa do Governo Federal é que sejam investidos mais de R$ 2 milhões até o final do ano para as famílias cadastradas e beneficiadas pelo programa.  A triagem das famílias é feita pelo CAD ÚNICO, sistema do Governo Federal que faz a triagem das famílias de baixa renda no município. Palmeira conta com 4.003 pessoas no cadastro.