Geral

Notícia publicada sexta-feira 27 fevereiro 2015

Caminhoneiros bloqueiam rodovia em Palmeira pelo terceiro dia consecutivo

Gostou, compartilhe

Pelo terceiro dia seguido o trânsito de caminhões na PR 151 ficou bloqueado no trecho em frente os Ginásio de Esportes Sebastião Amâncio. A ação já tinha acontecido na quarta-feira (25), do início da tarde até o início da noite, na quinta-feira (26), desde o final da tarde até a noite, e voltou a se repetir na tarde desta sexta-feira (27). Neste terceiro dia de manifestação em Palmeira, professores da rede estadual de ensino também participaram da ação.

Os caminhoneiros que transitavam pelo trecho no momento da manifestação tiveram que estacionar seus caminhões em frente ao Ginásio. Veículos leves, ônibus de passageiros e caminhões carregados com cargas vivas são liberados para seguir viagem.

Apesar do acordo divulgado pelo Governo Federal, os caminhoneiros continuam protestando contra o aumento do preço do litro do óleo diesel, o valor pago por fretes, que consideram baixos. No caso do Paraná, a categoria também protesta contra os altos preços dos pedágios e os tributos sobre o transporte, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por exemplo.

Em reunião no Ministério dos Transportes, na quarta-feira (25), o governo se comprometeu a sancionar sem vetos a Lei dos Caminhoneiros, não realizar reajustes no preço do diesel pelos próximos seis meses, prorrogar por 12 meses o pagamento de caminhões por meio do Programa Procaminhoneiro e criar, por meio de negociação entre caminhoneiros e empresários, uma tabela referencial de frete. Nesse item, os representantes dos caminhoneiros pediram que o governo atue na mediação com os empresários.