Geral

Notícia publicada terça-feira 10 outubro 2017

Cartório de Irati integra projeto piloto no Paraná de registro de pets

Gostou, compartilhe

Desde o mês de agosto deste ano, está ocorrendo em algumas cidades do Paraná, o registro de nascimento de animais de estimação, o projeto piloto foi batizado de “Pet Legal”. Uma das poucas cidades no estado que oferece o registro é Irati. A responsável pelo Cartório de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Rosana Alves dos Santos, comenta que há cerca de um mês foi dado início aos trâmites para a realização de registros.

Registro

Aurora, que é um poodle de dois anos e meio, é um dos primeiros animais de estimação a fazer o registro de nascimento em Irati. Os “pais” da Aurora, o casal de advogados Luís Augusto Domingues e Vanessa Queiroz, comentam que o principal motivo para fazer o documento é a segurança. “É uma garantia de que o animal é seu. Por que hoje é muito comum você ver notícias de cachorros que fugiram de casa ou até mesmo de furto, então em uma situação dessa, o documento é uma forma de você provar que o animal é seu”, comenta Vanessa.

Documento do animal

Para fazer o registro de nascimento é necessário que o dono do animal vá até o Cartório de Títulos e Documentos em Irati e leve seu RG e CPF, comprovante de residência e foto do pet, que poderá estar presente durante o registro.

Entre os dados do seu bichinho necessários e que serão informados no documento, estão: nome do guardião ou guardiões, nome do animal com o sobrenome da família, raça e pedigree, idade, cor, porte, se possui microchip, entre outras características do animal.  A taxa para fazer o documento é de R$ 71. Mais informações sobre o registro de animais podem ser obtidas pelo telefone (42) 3422-1812.

*Com informações e fotos da Folha de Irati.