Geral

Notícia publicada quinta-feira 19 novembro 2015

Cavalgada da Esperança completa segunda semana e chega a Vacaria

Gostou, compartilhe

Completada a segunda semana da Cavalgada da Esperança, o empresário Kleber Ferreira da Costa, o Bing, que saiu a cavalo de Viamão (RS) no último dia 6, já venceu os desafios da subida da Serra Gaúcha e de muita chuva e chegou a Vacaria. A intenção é ir até Sorocaba (SP, refazendo o histórico Caminho das Tropas, que deu origem, a partir do final do século 18, a diversas cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O empreendimento social do empresário é em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira.

Na subida da Serra Gaúcha, Bing passou por momentos difíceis, assim como os dois cavalos que o acompanham na jornada – Durango e McGaiver. Ele relatou que pretendia percorrer em 30 quilômetros de um trecho no dia 13, mas a geografia íngreme, com muitas subidas, permitiu que apenas dez quilômetros fossem vencidos. Mesmo com os obstáculos naturais do percurso, a cavalgada chegou a Caxias do Sul no sábado.

Na segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, além de divulgar seu projeto social, Bing participou de dois eventos, a Festa da Uva, tradicional e conhecida em todo o Brasil, e um rodeio, que acontecia na localidade de Vila Oliva. Já na segunda-feira, ainda em Caxias do Sul, na localidade de Fazenda Souza, em um dia de muita chuva, ele aproveitou para trocar as ferraduras dos cavalos e também para descansar das agruras da subida da Serra.

Na terça-feira (17), mesmo debaixo de muita chuva, a Cavalgada da Esperança ganhou a estrada novamente e, após 45 quilômetros de um trecho bem mais favorável, chegou a Criúva. Bing e os cavalos foram recebidos por integrantes de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) daquela cidade e ficaram alojados na sede da entidade. Bing foi recepcionado na ocasião também por um tropeiro local conhecido como ‘Boca de Sino’.

Mais um trecho foi cumprido na quarta-feira (18), quando foram percorridos mais 20 quilômetros, entre Criúva e a fazenda dos Irmãos Bertussi, músicos famosos no Rio Grande do Sul e também no Sul do Brasil. A recepção ao ‘tropeiro’ foi feita por Adelar Bertussi, que tocou sua acordeona para saudar Bing e seus dois companheiros de cavalgada, que ficaram alojados na propriedade para passar a noite.

Já na quinta-feira (19), Bing planeja percorrer mais 30 quilômetros, e na sexta-feira (20), enfim deve chegar a Vacaria, de onde parte, ainda no final de semana, rumo à fronteira com Santa Catarina, que é delimitada pelo rio Pelotas.

O projeto

O projeto da cavalgada beneficente foi concebido por Bing como forma de atrair a atenção das pessoas para atos de solidariedade e como meio de arrecadação de recursos financeiros para a APAE de Palmeira, entidade com a qual já mantém parcerias. Um exemplo disso será o leilão dos dois cavalos que ele vai utilizar, com o valor arrecadado revertido para a APAE. Os animais Durango e McGaiver, da raça Mangalarga, foram doados pelo Haras VJC, de Tijucas do Sul, especialmente para a cavalgada.

Para viabilizar o projeto da cavalgada, Bing recebeu apoio de diversas empresas e pessoas físicas, não só de Palmeira, mas de muitos lugares do Brasil. Não só os cavalos foram doados, mas também chapéus, roupas, botas, selas e muitos artigos que serão utilizados durante o trajeto.

Doações

As doações para a APAE de Palmeira podem ser feitas através de depósito bancário:

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmeira PR
Banco Sicredi – 748
Agência: 730
Conta Corrente: 6500-30