Destaques

Notícia publicada segunda-feira 18 janeiro 2016

Cavalgada da Esperança é reiniciada em Palmeira rumo a Sorocaba

Gostou, compartilhe

A Cavalgada da Esperança, projeto social do empresário palmeirense Kleber Ferreira da Costa, o Bing, foi retomada no domingo (17), após uma interrupção de quase 30 dias. A parada foi útil para recuperação físicas dos dois cavalos (Durango e McGaiver) que são utilizados para fazer o percurso entre Viamão, no Rio Grande do Sul, e Sorocaba, em São Paulo. De Palmeira, de onde saiu na tarde de domingo, até a cidade paulista, devem ser pelo menos mais 30 dias, passando por lugares que surgiram em virtude do histórico Caminho das Tropas.

Enquanto os dois cavalos da raça Mangalarga ficaram em recuperação e tratamento em um haras em Palmeira, Bing aproveitou a interrupção da aventura para ficar com sua família e trata dos negócios de sua empresa, em Santa Catarina, onde está radicada há anos. Ele, que já trabalhou no Beto Carrero World, inclusive fazendo o papel do próprio Beto Carrerro em apresentações no parque, tem empresa que atua no ramo do entretenimento.

Entre Viamão e Palmeira, onde chegou no dia 19 de dezembro, Bing enfrentou situações das mais variadas nos quase 900 quilômetros percorridos. Foram muitos dias com chuva intensa, os perigos de cavalgar em rodovias movimentadas e lugares fascinantes, segundo ele, que são pouco conhecidos da grande maioria das pessoas.

Fazer o mesmo trajeto que os antigos tropeiros percorreram entre o final do século 18 e início do século 20 é um desafio que o empresário enfrenta com coragem, afinal, o que era feito por grandes comitivas de cavaleiros, levando bovinos e muares, hoje é feito apenas por ele e pelos dois cavalos. Em média, cada trecho diário tem entre 20 e 30 quilômetros de extensão, tudo registrado com vídeos e fotografias, “além do que vai ficando na memória e vai ser lembrado para sempre”, conta o tropeiro moderno.

A Cavalgada da Esperança está na estrada outra vez. O primeiro trecho a ser percorrido vai até Ponta Grossa, onde Bing e os dois cavalos chegam nesta segunda-feira (18). Depois seguem para Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés, no Paraná, para então cruzar a fronteira com São Paulo, entrando naquele estado na cidade de Itararé, onde passam por Itapetininga, Itapeva e outros lugares, até chegar ao ponto final, Sorocaba.

Social

A Cavalgada da Esperança, que começou no dia 6 de novembro, em Viamão, é um projeto social que visa arrecadar recursos para a execução de projetos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira. Por onde passa, Bing divulga o projeto e a forma de contribuição, que deve ser feita em depósitos em conta bancária da entidade.

As doações podem ser depositadas na conta da APAE de Palmeira do Sicredi:

Banco 748

Agência 0730

Conta Corrente 65.003-0

CNPJ: 77.487.601/0001-03