Geral

Notícia publicada sexta-feira 06 novembro 2015

Cavalgada da Esperança refaz trajeto do Caminho das Tropas em prol da APAE de Palmeira

Gostou, compartilhe

Percorrer 1.400 quilômetros em uma cavalgada beneficente em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira é o desafio do palmeirense Kleber Ferreira da Costa, o Bing, nos próximos dias. A Cavalgada da Esperança começa em Viamão (RS), atravessa a fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pelo alto da serra, entra no Paraná na cidade de Rio Negro, passa por Porto Amazonas, Palmeira e outras cidades até chegar ao estado de São Paulo, terminando em Sorocaba. É a reedição do trajeto do histórico Caminho das Tropas.

A Cavalgada da Esperança começa às 14 horas desta sexta-feira (6), em Viamão, “mesmo se estiver chovendo”, alerta Bing, que vai divulgar por onde passar a conta bancária para depósito de doações para a APAE de Palmeira. Nos primeiros 20 quilômetros da marcha, ele terá a companhia dos Cavaleiros da Paz, um grupo que já realizou cavalgadas no Canadá, na Mongólia e nos Estados Unidos, sempre levando a Bandeira Branca da Paz, o símbolo do objetivo do grupo. Em breve, o grupo estará no México.

O projeto da cavalgada beneficente foi concebido por Bing como forma de atrair a atenção das pessoas para atos de solidariedade e como meio de arrecadação de recursos financeiros para a APAE de Palmeira, entidade com a qual já mantém parcerias. Um exemplo disso será o leilão dos dois cavalos que ele vai utilizar na cavalgada, com o valor arrecadado revertido para a APAE. Os animais, da raça Mangalarga, foram doados pelo Haras VJC, de Tijucas do Sul, especialmente para a cavalgada.

Para viabilizar o projeto da cavalgada, Bing recebeu apoio de diversas empresas e pessoas físicas, não só de Palmeira, mas de muitos lugares do Brasil. Não só os cavalos foram doados, mas também chapéus, roupas, botas, selas e muitos artigos que serão utilizados durante o trajeto. A Cavalgada da Esperança deve ser acompanhada por muitos veículos de comunicação e receber cobertura da imprensa por onde passar.

Além da Cavalgada da Esperança, Bing já promoveu e promove outras ações em favor da APAE de Palmeira, entre as quais a rifa da fivela de cinto da dupla sertaneja Fiduma e Jeca, que se apresentou este ano na Expo Palmeira, e também destinação de parte da renda da comercialização do sanduíche Bing Burguer Angus, da Pizzaria e Hamburgueria Don Giovanni.

Caminho das Tropas

O empreendimento social de Bing também tem em destaque a face cultural, pois o trajeto do Caminho das Tropas, escolhido por ele, evidencia a história de muitas atuais cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo que surgiram como povoados e freguesias nos séculos 18 e 19, quando tropeiros conduziam animais entre Viamão e São Paulo para serem vendidos nas feiras, entre elas a maior e mais importante, a de Sorocaba.

Palmeira era um dos pontos de parada das tropas que seguiam pelo histórico caminho e, por isso, a Cavalgada da Esperança passará pela cidade, relembrando a história épica dos tropeiros que ajudaram a desenvolver a região Sul do Brasil.

Caminho das Tropas