Geral

Notícia publicada segunda-feira 15 fevereiro 2016

Cavalgada da Esperança termina em Sorocaba depois de 1.600 quilômetros no Caminho das Tropas

Gostou, compartilhe

Foi uma aventura de 1.600 quilômetros, iniciada no dia 6 de novembro de 2015, na cidade gaúcha de Viamão, e foi concluída no sábado (13), na paulista Sorocaba. Uma aventura com nome, Cavalgada da Esperança. Nas ruas da cidade que outrora abrigava grandes feiras de animais, o empresário Kleber Ferreira da Costa, o Bing, desfilou ostentando com orgulho uma bandeira de Palmeira, sua terra natal. Mais que isso, reatou os elos da integração histórica dos quatro estados mais ao Sul do Brasil ligados pelo Caminho das Tropas.

No trajeto que entre o final do século 18 e início do século 20 foi percorrido por homens que passavam meses longe de suas famílias e marcado pelos cascos de cavalos, mulas e bovinos, que ficou conhecido como Caminho das Tropas, o empresário e dois cavalos, Durango e McGaiver, da raça Mangalarga, reconstruíram a história dos tropeiros e solicitaram doações para projetos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira.

Cansado, mas recompensado. Assim Bing chegou ao destino da aventura. Disse que levou o nome de Palmeira e estimulou pessoas a colaborarem não só com a APAE, mas com outras instituições do gênero. Recebido por cavaleiros e amazonas, foi aplaudido por onde passou, saudado como um exemplo.

Na quinta-feira (11), em Itapetininga, a 60 quilômetros de Sorocaba, Bing disse não saber descrever o que sentia, mas que estava se sentindo flutuando com a aproximação do final da aventura. “Agradeço a Deus por estar sempre comigo”, disse, lembrando que a chuva quase intermitente no início da cavalgada, o calor dos dias de verão durante o trajeto e a volta da chuva no trecho final “são provações que fazem com que a aventura tenha graça e valor”, afirmou Bing.

A Cavalgada da Esperança teve duas partes. A primeira, de 43 dias, entre Viamão e Palmeira, aonde o tropeiro moderno chegou no dia 19 de dezembro e fez, como faziam os antigos tropeiros, uma parada estratégica para descanso e recuperação dos animais. A segunda parte, ou reinício, teve a saída de Palmeira no dia 17 de janeiro para mais 23 dias nas estradas e trilhas até o ponto final, Sorocaba.

Na última semana da aventura, Bing e seus dois fiéis companheiros de jornada foram alvo de atenções. O interesse pelo acontecimento foi crescendo ao longo do trajeto. Pessoas curiosas em busca de informações sobre a cavalgada e a imprensa ávida para contar a inusitada história do tropeiro do século 21, que ousou deixar a sua marca e aos dos cascos de seus cavalos no mesmo chão que foi desbravado pelos tropeiros dos três séculos anteriores.

Doações

A Cavalgada da Esperança termina, mas o objetivo de arrecadar recursos para a execução de projetos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira continua, pois o montante necessário ainda não foi atingido. Por onde passou, Bing divulgou o projeto e a forma de contribuição, que deve ser feita em depósitos em conta bancária da entidade. As doações podem ser depositadas na conta da APAE de Palmeira do Sicredi:

Banco 748

Agência 0730

Conta Corrente 65.003-0

CNPJ: 77.487.601/0001-03