Destaques

Notícia publicada segunda-feira 09 novembro 2015

Centro de Informações Turísticas de Witmarsum é inaugurado

Gostou, compartilhe

No último sábado (7), a Prefeitura de Palmeira entregou à comunidade de Witmarsum o Centro de Informação e Apoio ao Turista (CIAT). A inauguração contou com a presença de diversas autoridades municipais e foi acompanhada pelos moradores da localidade.

O espaço foi construído graças a convênio com o governo federal, através do Ministério do Turismo, com investimento de R$ 97 mil do orgão, além contrapartida de R$ 13 mil em recursos da Prefeitura de Palmeira. Em arquitetura alemã, o CIAT possui 135 m² de área construída e centralizará as informações de todos os atrativos e estabelecimentos da localidade.

Witmarsum é o principal polo turístico de Palmeira, atraindo visitantes pelo turismo cultural e gastronômico, baseado na herança trazida pelos colonizadores alemães. Cerca de 600 pessoas passam pela colônia nos finais de semana, quando podem saborear a gastronomia típica e se encantar com a arquitetura alemã e belezas naturais, além de imergir no clima germânico entre moradores.

Para o prefeito Edir Havrechaki, o turismo é uma das atividades mais promissoras e uma força incomparável na geração de emprego e renda. “Em Witmarsum, o turismo agregou valor às propriedades, transformando-as em pequenos e médios negócios, que complementam a renda e contribuem para a economia”, disse o prefeito no ato de inauguração do CIAT.

Funcionamento

A Associação Turismo + foi a vencedora da licitação realizada pela Prefeitura no início deste ano para assumir o funcionamento do CIAT de Witmarsum e também do Memorial da Colônia Cecília, na localidade de Santa Bárbara. A entidade poderá explorara os espaços comercialmente com a comercialização de souvenires, bebidas e lanches.

CIAT Witmarsum interior