Agrícola

Notícia publicada segunda-feira 01 dezembro 2014

Chuvas aceleram plantio da safra de grãos de verão no Paraná

Gostou, compartilhe

O plantio da safra de grãos de verão voltou a acelerar no Paraná, conforme o relatório mensal divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento. A falta de chuvas, principalmente em outubro até o início de novembro, atrasou o plantio e o desenvolvimento das principais culturas. Com as chuvas, a previsão é de recuperação da normalidade nas lavouras nos próximos dias.

A cultura mais afetada com a seca até o momento é o feijão, porque é plantado mais cedo. Para as demais a influência do clima poderá ser a de redução da produtividade. Mesmo assim, conforme o relatório do Deral, o potencial de produção ainda indica uma safra de verão superior a do ano passado. A previsão é de 22,17 milhões de toneladas de grãos, volume 8% acima do ano passado, quando foram colhidos 20,57 milhões de toneladas.

Soja

A soja deverá ocupar área recorde de plantio, com aumento de 3% em relação ao ano anterior -passado de 4,9 milhões de hectares para 5,06 milhões de hectares. Segundo o Deral, a estimativa aponta para uma produção recorde de 17,11 milhões de toneladas, um aumento de 17% em relação à safra anterior.

De acordo com o economista Marcelo Garrido, chefe da conjuntura agropecuária do Deral, o plantio de soja ficou atrasado em outubro por causa do período seco mais longo, mas depois voltou a recuperar com o retorno das chuvas em novembro. Apesar da evolução, ainda não está dentro da normalidade, situação que se espera alcançar nesse mês de dezembro.
Milho

O plantio do milho também foi afetado pela baixa umidade. A engenheira agrônoma Juliana Tieme Yagushi explica que o produtor enfrentou problemas como a elevação na incidência de pragas e no prejuízo ao desenvolvimento das plantas.

As últimas chuvas melhoraram a situação das lavouras, embora exista um indicativo de redução na produtividade em algumas regiões. “O clima daqui para frente será determinante para avaliação do potencial produtivo da cultura”, disse a técnica.

Segundo o Deral, repete-se a estimativa prevista para o milho, que é o de ocupar a menor área plantada no estado durante a primeira safra de grãos. A área da primeira safra passa de 665.085 hectares para 535.193 hectares – queda de 20% na área plantada. Já a estimativa de produção aponta para uma redução de 16% em relação ao ano passado, devendo ser colhidas 4,55 milhões de toneladas, contra 5,44 milhões de toneladas colhidas no ano passado.