Destaques

Notícia publicada quarta-feira 15 julho 2015

Chuvas continuam em todo o Paraná e preocupação é com o rio Iguaçu

Gostou, compartilhe

O tempo continua instável nesta quarta-feira (15), em todo o Paraná, segundo previsão do Instituto Meteorológico Simepar. Na região a preocupação é com a elevação do rio Iguaçu, em especial no trecho que corta a cidade de Porto Amazonas, que chegou em 3,45 m às 13 horas, conforme o monitoramento hidrológico da Copel. Em um período de 12 horas o nível do rio Iguaçu subiu 25 cm.

O nível considerado normal no trecho que corta Porto Amazonas é de aproximadamente 1,70 m. No alagamento registrado em 2014, o nível chegou a 6,40 m e alagou a região central da cidade, porém a parte baixa é afetada com pouco mais de 5 metros. Na madrugada de segunda-feira (13), o rio chegou à marca de 4,05 m, mas recuou para aproximadamente 3 metros no início da noite de terça (14). Desde então voltou a subir.

Na madrugada de segunda-feira, segundo informações do portal www.portoamazonas.com, o Ribeirão Bonito, afluente do rio Iguaçu, chegou a transbordar e parte da rua Jesuíno Marcondes ficou interditada.

Outros municípios banhados pelo rio Iguaçu também estão em situação complicada. Em União da Vitória, por exemplo, a elevação do rio já está 4,44 m acima do normal. Há preocupação, também, com Rio Negro, que banha o município do mesmo nome e que também está subindo, embora mais lentamente. “A previsão é de que até sexta-feira tenhamos chuva contínua no Sul do Paraná, divisa com Santa Catarina, o que influencia o Rio Iguaçu e também os rios Negro e Timbó”, disse o meteorologista Lizando Jacóbsen. “A precipitação deve passar dos 100 milímetros nos próximos dias, o que já é quase a média do mês, que por sinal já foi superada pelas chuvas dos dias anteriores”, disse ele. O limite do rio Iguaçu é de 5,5 m acima do normal e há indicativo de que em União da Vitória chegue a 6 metros.

Conforme boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, emitido na manhã desta quarta-feira (15), já chega a 24.653 pessoas o número de pessoas afetadas pelas chuvas, em 44 municípios, desde a última sexta-feira. Foram contabilizados 71 feridos as chuvas, cinco casas destruídas e 3.127 danificadas.

A Coordenadoria Estadual segue em alerta, acompanhando de perto a situação no Estado, com orientação e apoio aos municípios nas ações de assistência às famílias afetadas. “Todos os 399 municípios paranaenses possuem planos de contingência, que lhes permite planejar ações de preparação para desastres”, informou o capitão Eduardo Gomes Pinheiro. “O Paraná é o primeiro estado a ter planos de contingências em todos os municípios”, explicou. O sistema foi elaborado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e disponibilizado para todas as prefeituras.
Na possibilidade de ocorrências, as coordenações regionais de Defesa Civil antecipam ações como integrar os órgãos, preparar equipes e designar as tarefas de apoio às famílias, verificar a necessidade de abrigos, de maquinários, de aviso às famílias, entre outros.

Telefones
O telefone da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros é 193. O contato da Defesa Civil em Porto Amazonas pode ser feito através dos telefones (42) 3256-1110 ou (42) 9139-7776. Em Palmeira o número é (42) 3909-5000. Os números de outros municípios podem ser conferidos no site da Coordenadoria Estadual (www.defesacivil.pr.gov.br), no ícone “Coordenadorias Municipais”, que fica no lado direito da página.