Destaques

Notícia publicada sexta-feira 04 setembro 2015

Ciclistas chegam a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida após percorrerem 1.315 km

Gostou, compartilhe

Após 14 dias de viagem os três ciclistas da região, sendo dois palmeirenses e um de Teixeira Soares, chegaram a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP), na tarde desta sexta-feira (4). Marivaldo Assunção Coelho, Paulo Chemin e Vilmar Bitencurt percorreram mais de 1.315 km após saírem da praça Marechal Floriano Peixoto na manhã do dia 22 de agosto.

A viagem foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi para ir até o município de São Carlos (SP), distante 572 km de Palmeira. A partir deste momento os três ciclistas começaram a percorrer o Caminho da Fé, com trajeto de São Carlos até Aparecida e percurso de 521 km, passando por Minas Gerais. No total eles percorreram 44 municípios até o local de chegada.

Durante o percurso o trio de paranaenses ganhou o apelido carinhoso de “Os Bicho Louco do Paraná”. Em cada cidade do ‘Caminho da Fé’ os ciclistas ganhavam um carimbo em uma espécie de passaporte. Ao percorrer todo o caminho e chegar a Aparecida, ganharam um certificado que comprovou a passagem dos mesmos por todo o trajeto.

O retorno do trio às terras paranaenses está previsto para este sábado (5), mas desta vez de ônibus.

Caminho da Fé

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A rota é sinalizada por setas amarelas e composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas e trilhos de trem, compondo um percurso de cerca de 400 km, incluindo municípios do estado de São Paulo (onde termina na cidade de Aparecida, na Basílica, e também do estado de Minas Gerais.

Os principais objetivos do caminho são possibilitar, simultaneamente, momentos de reflexão e de fé, saúde física e psicológica através do exercício, ou seja, a integração do homem com a natureza e com a religião.

A infra-estrutura é composta por pousadas e hotéis de categorias diversas (em regiões urbanas ou rurais). Demora-se, em média, de 12 a 15 dias para finalizá-lo a pé. Alternativamente, há pessoas que o fazem com bicicletas.