Geral

Notícia publicada sexta-feira 13 novembro 2015

Cinco maneiras práticas para deixar seu notebook mais rápido

Gostou, compartilhe

Multifuncionais e fáceis de serem transportados, os notebooks têm tomado conta das casas e das empresas, muitas vezes até aposentando os computadores desktop. Entretanto, o acúmulo de funções, programas ou outros itens podem comprometer o seu uso, ocasionando travamentos e lentidão ao tentar realizar as tarefas.

Por isso, é preciso fazer a manutenção periódica da máquina a fim de evitar que estes imprevistos ocorram e você demore mais do que o esperado para fazer alguma atividade. Conheça 5 maneiras de manter o seu computador portátil mais rápido e aproveite-o ao máximo!

1. Limpeza da Área de Trabalho

O acúmulo de conteúdo disposto na Área de Trabalho torna a inicialização do sistema mais lenta, uma vez que os arquivos ali salvos são os primeiros a serem carregados quando a máquina é ligada. Assim, o mais recomendado é deixar este local o mais limpo possível, movendo o conteúdo para pastas do “Meus Documentos” ou excluindo-o.

2. Desinstalar programas não utilizados

Ao instalar programas ou acessar alguns sites, o usuário precisa prestar atenção. Alguns deles serão utilizados apenas por um período ou às vezes nem se sabe que algo foi baixado na máquina. Então, é sempre importante verificar periodicamente o disco rígido em busca de programas não utilizados e que ocupam espaço no HD.

3. Limpar arquivos temporários e registros

Durante o seu uso, o computador acaba acumulando itens que ficam armazenados na memória dos diretórios de arquivos temporários. Por isso, é recomendável a realização de uma varredura geral no sistema com a ajuda de programas como o CCleaner e o Advanced System Care.

4. Inicialização de programas

Para que o desempenho do notebook seja melhorado, outra maneira é impedir que os programas, pelo menos os mais pesados, sejam executados automaticamente. Além disso, é possível desativar, no “Gerenciador de Tarefas” do Windows ou no “Usuários e Grupos” do Mac, aqueles que são executados em segundo plano.

5. Barra de ferramentas

Ao instalar programas ou aplicativos, muitas vezes surge a opção de instalar uma barra de ferramentas nos navegadores. Por engano ou descuido, algumas pessoas selecionam esta opção, entretanto, esta é uma maneira de causar mais lentidão e “peso” em seu notebook.  Desta forma, o ideal é que esta configuração seja excluída por meio das configurações do próprio navegador.

Notebook post