Geral

Notícia publicada segunda-feira 27 outubro 2014

Cine Teatro recebe exposição sobre a história do Rio Tibagi

Gostou, compartilhe

O Cine Teatro Municipal de Palmeira está recebendo a exposição ‘Rio Tibagi: Nas Águas da História’. O evento estará aberto ao público até o dia 31 de outubro, no hall de entrada. A exposição apresenta 60 fotos tiradas durante uma expedição que durou dois anos, tendo Palmeira, município que nasce o rio, como ponto de partida.

Além de Palmeira, a exposição também passou pelos demais municípios que margeiam o rio Tibagi. O objetivo é de resgatar a história da ocupação, a importância socioeconômica, ambiental e cultural de um dos rios mais importantes do Paraná.

Em Palmeira, a exposição acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, e segundo Nelson Lopes, diretor do Departamento de Cultura, é importante que os palmeirenses visitem a mostra para que possam entender um pouco mais sobre a importância socioeconômica do rio. “É importante conhecer um pouco mais sobre o rio, pois sua nascente é em Palmeira, além de ser o segundo maior em extensão do Paraná,” explicou Nelson.

O Rio Tibagi tem 550 quilômetros de comprimento, é o segundo maior em extensão no estado e um dos mais importantes do sul do Brasil. A bacia do rio Tibagi se estende por 41 municípios, cobrindo 25.239 km² no território paranaense. Segundo definição do pesquisador Edmundo Alberto Mercer o termo Tibagi significaria “muitas cachoeiras”.