Geral

Notícia publicada sexta-feira 17 abril 2015

CMEI Sebastião Sanson incentiva a leitura com receitas culinárias

Gostou, compartilhe

Aprender de forma divertida, por meio da prática e de atividades novas que estimulam sentidos como tato, olfato, visão, paladar e audição, é a proposta do CMEI Vereador Sebastião Sanson. As turmas do G4 e G5 participam de um projeto de leitura que traz, a cada semana, diferentes ações para as salas de aula, sempre de forma lúdica e criativa.

O projeto de leitura trouxe recentemente para os alunos um aprendizado sobre a importância de uma alimentação saudável. Orientados pela educadora Josiane Kauka e com embasamento teórico no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, os estudantes utilizaram receitas culinárias para aprender e produziram uma nutritiva vitamina de frutas.

Segundo a educadora infantil e responsável pelo projeto de leitura, Ana Paula Scolinoski, as atividades práticas mexem com o imaginário das crianças. “Fiz a leitura da receita ao lado dos alunos, estimulando-os a pensar. Além de ensinar a ler, preparar a receita ofereceu noções de higiene, aproveitamento das frutas e também de alimentação saudável. Todas as semanas trabalhamos com um tema diferente e já fizemos leituras de livro, reportagem de jornal e letra de música”, conta Ana Paula.

Para a coordenadora pedagógica de Palmeira, Márcia Regina Pereira Ristow, normalmente as disciplinas trabalhadas na prática tornam o aprendizado positivo. “Os estudantes gostaram de entender o processo de uma receita. O efeito da atividade foi ótimo e pretendemos continuar organizando projetos como esse. O material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil é fundamental nessa proposta, pois mostra aos educadores como é possível trabalhar com a interdisciplinaridade logo nos primeiros anos”, destaca.

Segundo a Secretária de Educação de Palmeira, Lídia Mayer de Freitas, os professores aprovaram o material didático. “Após esse primeiro ano de convênio com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, tivemos resultados muito positivos. Um dos motivos é a qualidade do material proposto. Esperamos manter o que foi conquistado e continuar avançando. Uma vantagem é que os professores já estão adaptados com a metodologia da solução educacional e, inclusive, ficaram bastante satisfeitos com a continuidade do convênio”, destacou Lídia.

Palmeira é conveniada ao Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, desde 2014, atendendo crianças desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Ao todo 18 escolas públicas do município utilizam o Sistema Aprende Brasil, totalizando mais de 3 mil alunos.