Geral

Notícia publicada segunda-feira 29 maio 2017

Codetur elege seis novos conselheiros em micro-assembléia na sexta-feira

Gostou, compartilhe

Uma micro-assembleia na  sexta-feira (26) elegeu seis novos membros para compor o Conselho de Desenvolvimento em Turismo (Codetur) de Palmeira. A reunião promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas contou com a presença de 17 pessoas ligadas direta e indiretamente com o setor no município.

O evento teve início com a apresentação de projetos estratégicos que estão em andamento em Palmeira, através do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, e da chefe de Turismo, Wilena Margraf.

Eles falaram sobre as fases do projeto de desenvolvimento do turismo rural e das agroindústrias, através da implantação das boas práticas de fabricação, comunicação, gestão e prospecção de novos mercados. Também foi apresentada a implantação de circuitos de cicloturismo na região, para o qual está sendo realizado estudo de viabilidade, definição de territórios, equipe de trabalho, gestão do circuito, estruturas de apoios, como hotéis, bares, restaurantes e outros.

Após discussões sobre o turismo local, foram eleitos os seis conselheiros do Codetur: Heraldo Gillung e Cleisson Passoni, no setor de prestadores de serviços, Telma Albach Margraf e Valter José Ramos, no setor Institucional e Roselaine Barausse e Rinaldo Agottani, no Setor Comunitário.

O presidente, vice-presidente e secretário executivo serão eleitos através de votação feita pelos novos conselheiros, na próxima reunião do Codetur, marcada para o dia 30 de junho. As reuniões seguintes do conselho acontecerão nas últimas sextas-feiras de cada mês.

Codetur

O Conselho é um canal efetivo de participação que permite estabelecer uma maior aproximação entre Poder Público e Sociedade Civil, sendo essencial para promoção e estruturação do turismo, servindo como espaço de discussões e de desenvolvimento de propostas condizentes com a realidade local.

O Codetur tem a missão de consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município no fomento da atividade turística.

É de competência do Conselho receber, analisar e propor medidas normativas e providências julgadas necessárias para incentivar o turismo; estimular e proceder estudos sobre problemas, cujas soluções interessam ao desenvolvimento do turismo; encaminhar sugestões, normas e outras medidas que visem disciplinar o turismo no Município; receber e analisar sugestões e/ou reclamações de turistas, propondo melhorias na prestação de serviços turísticos locais e acolher e encaminhar denúncias às autoridades, referentes a ocorrências de dolo ao patrimônio histórico, cultural e ecológico do Município.