Geral

Notícia publicada domingo 25 setembro 2016

Jovens participam de Oficina sobre horta caseira agroecológica

Gostou, compartilhe

No dia 19, foi realizada uma oficina de como fazer uma horta caseira agroecológica no Colégio Francisco Neves Filho em São João do Triunfo. A oficina foi uma das iniciativas solicitadas pelo coletivo de jovens de São João do Triunfo e foi assessorada por técnicos da AS-PTA, do projeto de diversificação de ATER, professores da escola e membros do sindicato dos trabalhadores rurais do município.
A turma contou com mais de 70 jovens das comunidades rurais e da cidade. Nesta primeira oficina em primeiro lugar foi ministrada uma palestra de como montar uma horta caseira agroecológica e depois a visita no local onde será feita a horta na escola.

Alimentos
A idéia do grupo é produzir alimentos saudáveis para reforçar na merenda escolar da escola, alimentos com qualidade e nutritivos. Também o grupo estará montando outras hortas em suas propriedades tanto na área rural, como também na área urbana, produzindo para a alimentação familiar e para comercialização como forma de geração de renda. A iniciativa assumida pelo coletivo foi positiva que já no dia seguinte fizeram o preparo da terra e plantaram as primeiras mudinhas de diversas espécies de hortaliças.
A próxima atividade a ser realizada com o grupo será a fabricação de adubos caseiros como a compostagem e caldas naturais para tratamento biológico das plantas.