Geral

Notícia publicada segunda-feira 21 agosto 2017

Coletivo Triunfo e AS-PTA participam da Feira de Sementes em Ortigueira/PR

Gostou, compartilhe

No dia 19 (sábado), foi realizada a 3ª Feira Territorial e 6ª Feira Municipal de Sementes e Mudas Nativas em Ortigueira/PR. Do Grupo Coletivo Triunfo, participaram Antonio Carlos dos Santos de São João do Triunfo e Silvestre de Oliveira Santos de Fernandes Pinheiro e também o assessor técnico da Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA), André Emilio Jantara.

A feira contou com vários expositores do município e região, em destaque aos guardiões de sementes dos assentamentos como o de Guanabara e da região.

Seminário

O seminário sobre Agroecologia contou com mais de 300 participantes e a feira iniciou a tarde com mais de 500 participantes e foi feita a troca de sementes entre os participantes e a comercialização de sementes, artesanatos e alimentos saudáveis produzidos pelas mãos dos agricultores familiares e considerados os guardiões das sementes crioulas.

Feiras

Várias feiras ainda serão realizadas em nossa região como na próxima semana em Tomazina, promovida pela Aldeia Indígena de Pinhalzinho, já em Laranjeiras do Sul no dia 2 de setembro, em Quatro Barras no dia 3 de setembro e em Papanduva/SC. No dia 17 de setembro em Rio Azul na comunidade da Invernada e entre os dias 20 a 23 na Lapa junto com a jornada de Agroecologia.

Participação

Segundo o assessor técnico da AS-PTA o que tem chamado a atenção dos organizadores e a Rede Sementes da Agroecologia (ReSA) no Paraná é a grande participação de agricultores familiares em buscar nas feiras as sementes crioulas de diversas espécies e também o aumento de expositores com novas variedades que já estavam esquecidas e com isso fortalecendo a diversificação das sementes a disposição daqueles que perderam e buscam novamente as variedades mais antigas.