Geral

Notícia publicada domingo 29 outubro 2017

Coletivo Triunfo e AS-PTA participam da Semana Agroecológica

Gostou, compartilhe

Entre os dias 16 a 21 foi realizada a Semana da Agroecologia em Francisco Beltrão promovida por várias entidades ligadas a agroecologia e em especial a ASSESOAR. Participaram pelo Coletivo Silvestre de Oliveira Santos de Fernandes Pinheiro, Antônio Carlos dos Santos de São João do Triunfo e assessor técnico da AS-PTA, André Emilio Jantara.

No dia 18 foi ministrada a oficina sobre a produção de sementes de diversas espécies e também na troca e comercialização de sementes crioulas entre os participantes do município e região. Junto ao tema de sementes foi também ministrada a oficina por Lurdes Bodanese do Movimento de Mulheres Campesinas de Marema/SC sobre a produção de sementes de hortaliças.

Casa da Semente

Depois, o grupo realizou a visita na propriedade de Vilma e Isaac Miola, em Dois Vizinhos, onde conheceu a Casa da Semente que é conduzida pela família com mais de 350 tipos de sementes de diversas espécies que a família multiplica em sua maioria na propriedade e resgata também outras que não tem em feiras e festas das sementes no estado do Paraná. No dia 19, o grupo visitou mais uma guardiã das sementes crioulas em Goioxim, Sitio Biodinâmico, de propriedade de Marciane e Henrique Oliveira, que também resgata e multiplica sementes de diversas espécies para troca e comercialização e puderam discutir a possibilidade da realização da Feira de sementes no ano que vem.