Geral

Notícia publicada sexta-feira 17 junho 2016

Conferência Municipal das Cidades define propostas para etapa estadual em 2017

Gostou, compartilhe

A etapa municipal da Conferência Nacional das Cidades que aconteceu no último sábado (11) em Palmeira contou com 41 participantes. No evento foram deliberadas três propostas que serão representadas na etapa estadual que acontece entre os dias 29 e 31 de março de 2017, em Foz do Iguaçu.

As propostas abordam a inclusão dos jovens no desenvolvimento das cidades, através de conselhos estudantis secundaristas escolares; a criação de cotas, como regras para liberação de verbas para construção de habitação de interesse social, baseado no déficit habitacional; e reorganização da oferta de cursos técnicos na modalidade ensino médio, de acordo com a necessidade e realidade de cada município.

Para representar Palmeira com as três propostas deliberadas, a conferência elegeu nove delegados entre pessoas que participaram do evento e representam instâncias de desenvolvimento urbano. Os eleitos para a etapa estadual são: Maurício Daros, Aldemar Viante e Vanda Valéria Ponijaleski, pelo Executivo; Eliezer Borcoski, pelo Legislativo; Nidibaldo Vilibaldo Temp e Daniele Bach, pelos movimentos sociais; Ivan Zarpellon, pelos sindicatos; Luciane Moscaleski, pelo empresariado; e Murilo Orlando Malucelli Klas, representando as entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa.

Municipal

Além de elaborar propostas para a etapa estadual, a Conferência das Cidades destacou 17 deliberações em nível municipal. Segundo a coordenadora de planejamento da Prefeitura de Palmeira, Elizete Schroeder, vários assuntos sensíveis foram discutidos no âmbito municipal, “como a melhoria da mobilidade urbana e a transformação de espaços públicos pensando no dia a dia dos cidadãos”.

Propostas aprovadas em nível municipal

- Transformar espaços públicos ociosos em equipamentos de esporte e lazer de qualidade, para que todos os bairros do perímetro urbano e comunidades rurais tenham seus próprios espaços, mantendo sua conservação.

- Projetar espaços e vias públicas, de acordo com as normas de acessibilidade de acordo com a ABNT 9050.

- Interligar a ciclovia existente na PR-151, passando pelo Parque dos Tropeiros, chegando até a ciclovia na Avenida das Palmeiras, com iluminação adequada para dar mais segurança.

- Melhoria da iluminação pública na Avenida das Palmeiras.

Proibir o acesso e o estacionamento de caminhões nos bairros e centro da cidade.

- Desenvolver um trabalho educativo com os ciclistas, os quais devem obedecer as leis de trânsito.

- Iluminação pública no viaduto da Colônia Francesa.

Transporte público para estudantes noturnos que se deslocam dos bairros para o centro.

- Implantação de novos projetos de Habitação de Interesse Social, para atender a demanda existente no município, evitando especulação no valor do aluguel e venda de imóveis.

- O município criar um programa de regularização fundiária, para que famílias de baixa renda tenham o documento de sua propriedade.

- Criação de uma secretaria de Desenvolvimento Urbano ou Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano e Setorial.

- Fortalecer a participação e atuação do Conselho de Desenvolvimento Territorial ou Conselho da Cidade, em parceria com a Secretaria de Planejamento, tornando o trabalho mais efetivo.

- Criar uma vaga para jovens do Parlamento Jovem no CMDT.

- Propor estudos para reuniões descentralizadas do CMDT.

- Incentivar projetos de Desenvolvimento do Turismo Rural e Urbano, nas diversas modalidades de acordo com o potencial do município.

- Capacitar munícipes que tenham interesse em desenvolver o turismo rural (recepção, atendimento, qualidade de produtos).

- Inovação na oferta de cursos técnicos, aproveitando espaços públicos ociosos.