Geral

Notícia publicada sexta-feira 26 maio 2017

Conferência Municipal de Assistência Social elege delegada

Gostou, compartilhe

A XI Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na quarta-feira (24), contou com a presença de 79 participantes para discutir o tema ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)’. Os participantes faziam parte de variados segmentos, como usuários da Política, trabalhadores da área, profissionais técnicos, conselheiros, representantes de entidades e ouvintes de forma geral.

O evento teve início com a composição da mesa de honra, formada por Mário Antônio Wieczorek, secretário de Assistência Social, Erhard Friesen, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Carla Marcondes de Albuquerque, secretária de Educação e que representou o prefeito Edir Havrechaki, Uilson José de Araújo, palestrante do dia, Abel Bohenken, representantes dos usuários, Aline Bach de Almeida, representante dos Trabalhadores, e Geraldo Nepomuceno das Neves, Secretário de Gestão Pública.

Palestra

A principal atividade do período matutino foi a palestra ministrada pelo assistente social Uilson José de Araújo, que também é consultor e assessor em políticas públicas, que abordou a temática da conferência. Na sequência o tema foi debatido entre os participantes.

No período da tarde houve a divisão dos participantes em grupos de trabalho, com a finalidade de discutir os seguintes eixos: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias socioassistenciais; e A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. Em seguida foram elaboradas as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, que será realizada no mês de outubro.

Ao todo 10 deliberações para o município foram escolhidas, sendo quatro para o Estado e quatro para a União. Todos os participantes que se inscreveram pelo período da manhã puderem votar nas deliberações.

Ao final foram eleitos os delegados titular e suplente da área governamental para participarem da Conferência Estadual. A titular, com 16 votos, foi a assistente social Tânia Mara Trindade, enquanto a assistente social Valdice Baptista, que recebeu 15 votos, será a suplente.