Destaques

Notícia publicada sexta-feira 22 julho 2016

Conseg realiza última reunião da gestão 2014/16 e convoca eleição para nova diretoria

Gostou, compartilhe

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Palmeira esteve reunido no último dia 12 de julho, para realizar a última reunião ordinária da atual diretoria do biênio 2014/16. Na ocasião a presidente Maria Isabel Corrêa apresentou a prestação de contas das ações realizadas pelo Conseg nos últimos dois anos.

Logo após aconteceu a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, e a leitura do edital de convocação para eleição da nova diretoria da entidade para o biênio 2016/2018, que já foi publicado e aguarda as inscrições de chapas interessadas para concorrer na eleição.

Durante a reunião os representantes membros natos, que são Prefeitura Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, apresentaram relatórios dos trabalhos considerados mais relevantes. Em sua fala o delegado da Polícia Civil, Plínio Gomes Filho, disse que conta com quatro investigadores e dois escrivães lotados na 40ª DRP. Também disse que o número de presos ainda é alto e tem sob sua responsabilidade cerca de 300 inquéritos. Até a data da reunião ele tinha o registro de dois homicídios, porém os números aumentaram para quatro, desde então. Ele relatou sobre vários indivíduos presos por tráfico e por crimes baseados na Lei Maria da Penha, de agressão contra mulheres.

O comandante da PM em Palmeira, tenente Thiago Alexandre de Matos, apresentou um relatório das principais ocorrências atendidas pela Polícia Militar desde janeiro até o dia da reunião. Segundo ele, o que chamou a atenção foi o grande número de furto simples (50) e os 20 casos de roubo agravado.

O porte e posse ilegal de armas de fogo (seis), além de 31 casos de presos por possuírem drogas para consumo e oito casos de prisão por tráfico de drogas, também foram citados, além de outros tipos de ocorrências como dirigir embriagado (oito), perturbação do sossego (35), lesão corporal (15), violência doméstica (15).

O Corpo de Bombeiros, comandado pelo tenente Hamilton de Almeida Neto, não detalhou em números as ocorrências, mais destacou o grande volume de acidentes rodoviários, principalmente na PR 151, os incêndios ambientais e as ações da defesa civil.

Representando a Prefeitura Municipal e Departamento de Segurança e Trânsito, Jovane Ferreira disse que ainda existem muitos desafios, mas destacou o monitoramento por câmeras, dizendo que para o ano que vem será estudada a possibilidade de monitoramento nas entradas da cidade e também nos bairros, como já solicitado pelo Conseg. Também destacou a aplicação de R$ 250 mil em recursos advindos do Detran para sinalização horizontal e vertical, em ruas do centro e bairros, 12 travessias elevadas e a realização de Semana Nacional de Trânsito. Disse ainda que, caso o prefeito seja eleito para o próximo mandato, existe a previsão de se implantar o estacionamento rotativo em algumas ruas da parte central.

A presidente do Conseg, Maria Isabel Corrêa, destacou a doação de um boi por um integrante do Conseg, para a realização de uma ação entre amigos para arrecadar recursos para a entidade poder agir em situações emergenciais e pontuais. A ação entre amigos já está sendo vendida e o sorteio será no mês de novembro.

Para encerrar a reunião, a presidente passou a palavra para o Secretário de Assistência Social, Mário Antonio Wieczorek, que anunciou a volta dos trabalhos do PROERD. Estima-se que o programa atenderá 480 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino. Os trabalhos dos instrutores foram iniciados no último dia 14, numa parceria das secretarias de Assistência Social e Educação, e que na visão de Wieczorek vai contribuir muito na prevenção contra as drogas.­­­